RELATÓRIO ANUAL 2010
Demonstrações Financeiras

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS INDIVIDUAIS
(CONTROLADORA) E CONSOLIDADAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 E 2009
(Valores expressos em milhares de reais)


1. CONTEXTO OPERACIONAL

A Marfrig Alimentos S.A., Companhia de capital aberto que tem como objetivo a produção de produtos alimentícios e a exploração de atividades frigoríficas, como abate de bovinos, suínos, ovinos e aves; industrialização, distribuição, importação, exportação e comercialização de produtos e subprodutos de origem animal, comestíveis ou não, em estabelecimentos próprios ou de terceiros.

A Marfrig Alimentos S.A. foi fundada em 6 de junho de 2000 tornando-se uma Sociedade Anônima em 26 de março de 2007. A Companhia obteve seu Registro (nº 20788) na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) em 18 de junho de 2007 e realizou sua Oferta Pública Inicial (IPO) em 29 de junho de 2007, tendo suas ações listadas no Novo Mercado da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa) sob o código MRFG3. Em 28 de abril de 2009 a razão social da Companhia foi alterada para Marfrig Alimentos S.A. Seu capital social subscrito e integralizado em 31 de dezembro de 2010 é constituído de 346.983.954 ações ordinárias onde 150.903.836 ações ou 43,49% estão sob o controle da MMS Participações S.A., 394.198 ações ou 0,11% estão em tesouraria, 135.608 ações ou 0,04% são detidas por Administradores da Companhia e 195.550.312 ações ou 56,36%, estão em circulação free float no mercado de capitais. A MMS Participações S.A. é controlada por Marcos Antonio Molina dos Santos e Márcia Aparecida Pascoal Marçal dos Santos, cada qual com 50% de participação.

Como participante do Novo Mercado da BM&FBovespa, a Companhia está vinculada à Câmara de Arbitragem do Mercado, conforme Cláusula Compromissória constante do seu Estatuto Social.

As posições patrimonial e financeira da Companhia devem ser consideradas no contexto operacional das atividades integradas das seguintes áreas de negócio, organizadas de acordo com a proteína animal que dá origem à receita, com estruturas próprias e profissionalizadas e segmentados em:

  • Bovinos, Ovinos e Couro, com operações de abate de animais localizada unicamente na América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai e Chile) e
  • Aves, Suínos e produtos Elaborados e Processados, com operações no Brasil, Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e Ásia.

ÁREA DE BOVINOS, OVINOS E COURO

DIVISÃO BOVINOS E DIVISÃO FOOD SERVICE – BRASIL

  • Marfrig Alimentos S.A. (Brasil) – composta por 10 unidades de abate de bovinos, 3 unidades de processamento e industrialização de carne bovina, 1 curtume, 1 fábrica de higiene e limpeza e 4 confinamentos, localizadas nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, além de um Centro de Distribuição no Estado de São Paulo;
  • MFB Marfrig Frigoríficos Brasil S.A., atual denominação da Frigoclass Alimentos S.A., composta por 13 unidades de abate de bovinos, sendo 1 delas também utilizada no abate de ovinos e 2 unidades de processamento e industrialização de carne bovina, sendo que 1 dessas está sediada na própria unidade de abate de Rio Verde/GO localizadas nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná e Rondônia. 100%;
  • Masplen Ltd. (Ilha de Jersey), empresa que detém 100% da Pampeano Alimentos S.A. (Brasil). A Pampeano é produtora de carnes enlatadas e outros produtos industrializados no Estado do Rio Grande do Sul. 100%;
  • Marfrig Overseas Ltd. (Ilhas Cayman), empresa constituída para fins de captação de recursos no exterior pela emissão de "Notes" – a participação da Marfrig é de 100%.
  • Marfood USA Inc. (EUA), produtora e distribuidora de beef jerky para o mercado norte-americano, detentora da marca Pemmican – a participação da Marfrig é de 100%.

DIVISÃO ARGENTINA

  • Quickfood S.A. (Argentina) é uma companhia de capital aberto, detentora da marca PATY, líder nos mercados argentino, uruguaio e chileno de hambúrgueres, com 2 plantas de abate, 3 unidades de produtos processados e industrializados de carne bovina e 1 fábrica de legumes e vegetais congelados – 90,05%. Argentine Breeders & Packers S.A. (Argentina), com 3 plantas de abates de bovinos incluindo as posições em que detém 100% das empresas Best Beef S.A. (Argentina), Estâncias Del Sur S.A. (Argentina) e Mirab S.A. (Argentina), produtora e distribuidora de beef jerky para o mercado norte-americano e diversos outros destinos de exportação – Argentine Breeders & Packers S.A. – AB&P (Argentina) deixou de ser controlada diretamente pela Marfrig Alimentos S.A., passando a ser controlada pela Quickfood S.A., sendo efetivado aumento de capital na Quickfood S.A., mediante a subscrição e integralização de ações da AB&P, de titularidade da Marfrig Alimentos S.A.

DIVISÃO URUGUAI

  • Frigorífico Tacuarembó S.A. (Uruguai), que opera uma unidade de abate e industrialização de carne bovina – 93,53%;
  • Inaler S.A. (Uruguai), unidade de abate de bovinos e ovinos – 100%;
  • Marfrig Chile S.A. (Chile) uma unidade de desossa de carne e trading, ambos no mercado chileno – 99,47%. A Marfrig Chile incorporou as empresas Quinto Cuarto S.A. e PBP Chile Limitada, as quais eram suas subsidiárias. Ainda, a Marfrig Chile S.A detém 100% do Frigorífico Patagonia S.A. (Chile), que opera um frigorífico de cordeiros na Patagônia;
  • Prestcott International S.A. (Uruguai), que detém 100% da empresa Cledinor S.A. (Uruguai), frigorífico de bovinos e ovinos na cidade de Salto – 100%;
  • Establecimientos Colonia S.A. (Uruguai), frigorífico de bovinos na cidade de Colonia – 100%;
  • Columbus Netherlands B.V. (Holanda), a qual detém 59,17% da empresa Gidney S.A., que é a holding que controla 100% do Grupo Zenda (Uruguai), industrialização e comercialização de couros acabados e cortados, além de suas afiliadas Argentina, México, Estados Unidos, Alemanha, África do Sul, Chile, Hong Kong e China.

ÁREA DE AVES, SUÍNOS E PRODUTOS ELABORADOS E PROCESSADOS

DIVISÃO NOVA SEARA – BRASIL

  • Seara Holdings (Europe) B.V., que detém 100% da Babicora Holding Participações Ltda. a qual detém 100% da Seara Alimentos S.A. (Brasil) além de suas afiliadas na Europa e na Ásia. 100%.
  • ISecculum Participações Ltda. Brasil – 99% e União Frederiquense Participações Ltda. (Brasil) – 99,99%, (empresas que em conjunto detêm 100% da empresa Frigorífico Mabella Ltda. (Brasil)). A Mabella opera uma unidade de abate de suínos no Estado de Santa Catarina e uma unidade de abate e industrialização de carne suína no Estado do Rio Grande do Sul. Também concentra as operações de frangos e suínos da Marfrig, contemplando as empresas e seus respectivos percentuais de participação, abaixo:

  • DaGranja Agroindustrial Ltda. – 94%;
  • Braslo Produtos de Carnes Ltda. – 100%;
  • MAS Frangos Participações Ltda. – 100%, a qual detém 100% da Agrofrango Indústria e Comércio de Alimentos Ltda.;
  • Penasul Alimentos Ltda. – 100%.

    A operação de frango é formada por sete plantas de abate de aves e 7 unidades de processamento e industrialização de carne de aves nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.

  • MBL Alimentos S.A., empresa que opera na criação de suínos – 100%.

    A divisão de aves e suínos produz e comercializa produtos com a marca Pena Branca, a qual é de titularidade da Marfrig Alimentos S.A.

DIVISÃO EUROPA

  • Weston Importers Ltd. (Reino Unido), trading que atua no mercado europeu e que detém 100% da empresa CDB Meats Ltd. (Reino Unido), produtora de carnes industrializadas. – 100%;
  • Marfrig Holdings (Europe) – B.V. (Holanda), que detém 100% da Moy Park Holdings (Europe) Limited (Empresa com sede na Irlanda do Norte), que detém 100% das empresas Moy Park Group (Irlanda do Norte) e Kitchen Range Foods Ltd (Inglaterra), que opera 3 plantas de abate de aves e 8 plantas de produtos processados e industrializados na Inglaterra, Irlanda do Norte, França e Holanda – 100%.

KEYSTONE FOODS:

  • A Marfrig Alimentos S/A através das subsidiárias (i) MFG (USA) Holding Inc., que detém os ativos Keystone nos Estados Unidos; (ii) McKey Luxembourg Holdings S.a.r.l., que detém os ativos Keystone na Europa; e (iii) McKey Luxembourg Holdings APMEA S.a.r.l., que detém os ativos Keystone na Ásia. Apesar de serem operacionalmente segregadas, em conjunto, atuam globalmente na área de desenvolvimento, produção, comercialização e distribuição de alimentos a base de carnes de aves, peixes, suínas e bovinas, especializada no canal "Food Services". Atende a mais de 28.000 restaurantes em 13 países, incluindo: EUA, Europa (França e Reino Unido), Ásia (China, Tailândia, Malásia e Coréia do Sul), Austrália, Nova Zelândia e Oriente Médio (Emirados Arabes, Kwait, Bahrain, Qatar e Oman) – 100%.

topo
Produzido por: