Sobre a Marfrig
Global Foods

  • 2ª maior empresa de proteína bovina do mundo, em capacidade
  • Atua na produção, processamento, industrialização, venda e distribuição de alimentos e produtos de valor agregado à base de proteína animal bovina
  • MAIOR PRODUTORA GLOBAL de hambúrgueres
  • Posição de liderança nos mercados da América do Sul e América do Norte
  • 36 unidades de produção
  • Produtos vendidos para
    mais de 100 países

PLATAFORMA
DE OPERAÇÕES

(1) Inclui unidades da Quickfood, aquisição anunciada em dezembro de 2018, e concluída em 02/01/2019. (2) Considera unidade de processamento de Várzea Grande (MT), compra iniciada em dezembro de 2018 e encerrada em abril de 2019.

Escritórios
de Vendas

ESTRATÉGIA
DE NEGÓCIOS

O ano de 2018 marcou o redirecionamento estratégico da Marfrig Global Foods. A atu­ação da Companhia passou a se concentrar em proteína bovina e em produtos de maior valor agregado. A estrutura de capital de baixa alavancagem se tornou outra prioridade, patamar que já foi alcançado no período e que vem sendo mantido.

Movimentos estratégicos no ano

    Nos Estados Unidos

  • Aquisição do controle da National Beef, 4ª maior e mais eficiente empresa de carne bovina dos Estados Unidos;
  • Venda da subsidiária Keystone Foods, que se dedicava principalmente ao processamento de carne de frango, em linha com o compromisso com a disciplina financeira e o foco em proteína bovina;
  • Manutenção, na venda da Keystone, do negócio de hambúrgueres de North Baltimore, Ohio, uma das maiores plantas desse produto nos Estados Unidos e uma das principais fornecedoras para o canal de foodservice, operação que reforça o compromisso de ampliar a atuação em produtos de maior valor agregado.
  • Na Argentina

  • Compra do controle da QuickFood, empresa líder na produção de alimentos derivados de carne bovina no país, proprietária da Paty, principal marca local de hambúrgueres local.
  • No Brasil

  • Aquisição, no Brasil, de unidade de processados em Várzea Grande (MT), que se dedica à produção de hambúrgueres, almôndegas e quibes. A planta foi adquirida da BRF, empresa com a qual a Marfrig celebrou contrato de longo prazo para fornecimento de hambúrgueres, dentre outros produtos.

Esses movimentos fizeram com que a Marfrig se tornasse, em 2018, a 2ª maior empresa global de carne bovina, em capacidade, e a maior produtora de hambúrgueres do mundo, podendo produzir mais de 230 mil toneladas por ano.

Também contribuíram para a melhora significativa da estrutura de capital, que encerrou o ano com alavancagem de 2,39x (dívida líquida / EBITDA), um dos menores níveis do setor.

OPERAÇÕES

Os movimentos estratégicos realizados em 2018 consolidaram o posicionamento da Marfrig no eixo das Américas. Dessa forma, as operações passaram a ser divididas em duas plataformas: América do Norte e América do Sul. Em ambas, conta com estrutura diversificada de produção, com capacidade para atender os principais e mais rentáveis mercados consumidores do mundo.

AMÉRICA DO NORTE

Engloba os negócios nos Estados Unidos: a National Beef, - quarta maior e a mais eficiente empresa de carne bovina dos Estados Unidos, adquirida em junho de 2018 -, e a fábrica de hambúrguer em North Baltimore, em Ohio, uma das maiores e mais tecnológicas, desse produto, nos Estados Unidos. A capacidade de produção é de 106 mil toneladas de hambúrgueres por ano, congelados e in natura, direcionados ao foodservice. A National Beef responde por 13% do total de abates do país. Possui duas plantas para essa finalidade, que juntas somam capacidade de 12 mil animais/dia, o que totaliza mais de 3 milhões de cabeças/ano.

AMÉRICA DO SUL

Atuação distribuída entre Brasil, Uruguai, Argentina e Chile:

  • No Brasil, é a segunda maior processadora de carne, com capacidade de abate de 16 mil animais/dia e capacidade de produção de 69 mil toneladas de hambúrgueres. Com foco nos canais de varejo e foodservice para o mercado local, tem entre seus clientes as redes de varejo, além dos melhores restaurantes e churrascarias.
  • No Uruguai, é a maior empresa do setor e se distingue pela produção e comercialização de carne orgânica, principalmente para exportação.
  • Na Argentina, além de possuir duas plantas de abate, é líder na produção e comercialização de hambúrgueres, adquiriu a Quickfood, uma das marcas mais valiosas e reconhecidas da região.
  • No Chile, é a principal importadora de carne bovina, além de ter uma planta de abate de cordeiros na Patagônia. Além das tradicionais marcas, com amplo reconhecimento pela excelência e qualidade, possui extensa linha de alimentos processados e de alto valor agregado.