Home Institucional | E-mail Alert | English English | BUSCA 

Visão, Missão e Valores Dados Cadastrais Perfil Corporativo e Histórico Estratégia e Vantagens Competitivas Estrutura Operacional Estrutura Societária Marcas Processo de Produção Setor de Proteína Animal Sustentabilidade Reconhecimentos

Visão Geral Diretoria, Conselhos e Comitês Cláusula Compromissória Reuniões da Administração Assembleias Formulário de Referência Acordo de Acionistas Composição Acionária Estatuto e Políticas Código de Ética

Demonstrações Financeiras Resultados Trimestrais Apresentações e Teleconferências Arquivos enviados à CVM Planilhas de Resultado Relatórios Anuais

Comunicados ao Mercado Fatos Relevantes Aviso aos Acionistas OPA Excelsior Notícias

Cotações e Gráficos Histórico de Ações Simulador de Investimentos Dividendos e JCP Bonds / Debêntures Programa de ADR's Cobertura de Analistas Estimativas de Analistas Ratings Fatores de Risco Índices BM&FBOVESPA

Calendário de Eventos Atendimento aos Acionistas Central de Downloads Cadastre-se no mailing RI 2.0 Fale com RI Avaliação do Site
A+  A-

Diretoria, Conselhos e Comitês

  • Conselho de Administração
  • Diretoria Executiva
  • Conselho Fiscal
  • Comitês do Conselho

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada, responsável pela formulação e monitoramento para implantação das políticas gerais de negócios, incluindo a estratégia de longo prazo. O órgão é responsável, dentre outras atribuições, pela designação e supervisão da gestão dos Diretores além da contratação/destituição dos auditores independentes.

De acordo com o Estatuto Social da Marfrig, o Conselho de Administração da Companhia deve ser composto de no mínimo 05 (cinco) e, no máximo11 (onze) membros, todos eleitos e destituíveis pela Assembleia Geral, com mandato unificado de 02 (dois) anos, permitida a reeleição.

De acordo com o Regulamento do Novo Mercado, no mínimo 20% dos membros do Conselho de Administração deverão ser Conselheiros Independentes. Os conselheiros deverão ainda subscrever, previamente à sua investidura no cargo, Termo de Anuência dos Administradores previsto no Regulamento do Novo Mercado.

Segue a composição atual do Conselho de Administração:

Membros do Conselho de AdministraçãoCargoData de eleiçãoTérmino do mandato
Marcos Antonio M. dos Santos Presidente do Conselho  30/04/2013 AGO de 2015
Marcia A. P. Marçal dos Santos Conselheira 30/04/2013 AGO de 2015

Rodrigo Marçal Filho

Conselheiro 30/04/2013 AGO de 2015
Alain Emilie Henry Martinet Conselheiro 30/04/2013 AGO de 2015

David G. McDonald

Conselheiro Independente 30/04/2013 AGO de 2015
Antonio Maciel Neto Conselheiro Independente 30/04/2011 AGO de 2013
Carlos Geraldo Langoni Conselheiro Independente 30/04/2013 AGO de 2015
Marcelo Maia de Azevedo Correa Conselheiro Independente 30/04/2013 AGO de 2015


Marcos Antonio Molina dos Santos. O Sr. Molina dos Santos é o presidente do Conselho de Administração. Ele acumula longa experiência no setor em que a Marfrig atua, tendo iniciado sua atividade profissional aos 16 anos de idade, quando abriu seu primeiro negócio. Desde a constituição da companhia, até o início de 2014, o Sr. Marcos Molina atuou como seu diretor presidente.

Márcia Aparecida Pascoal Marçal dos Santos. A Sra. Marçal dos Santos é membro do Conselho de Administração da Companhia. Ela acumula longa experiência na Marfrig, tendo sido responsável pela área financeira de 2000 a 2006 e pela equipe de auditoria interna de 2000 a 2006.

Rodrigo Marçal Filho. O Sr. Marçal Filho é membro do Conselho de Administração da Companhia. Teve vida profissional vinculada ao ramo de agronegócios tendo atuado como administrador de fazendas até seu ingresso na Companhia. Ingressou na Companhia em maio de 2000, onde foi responsável pela compra de gado até se tornar diretor de obras.

Alain Emilie Henry Martinet. O Sr. Alain Martinet, 66 anos, é membro do Conselho de Administração da Companhia desde 7 de dezembro de 2009. O Sr. Alain Martinet, franco-argentino, atua há mais de 30 anos no setor de carnes, tendo sido gerente da área internacional do departamento de carnes da Louis Dreyfus Corporation USA (1978 a 1984). Foi gerente geral (1985 a 1991) e diretor comercial (1991 a 1992) do Frigorífico Rio – Platense. Atuou como diretor da SWIFT Argentina por cinco anos, desde 2001. Ingressou na Companhia em Outubro de 2006, tendo já atuado como diretor responsável pelas operações na Argentina, das empresas “Tradings” e dos Estados Unidos da América do Grupo Marfrig.

David G. McDonald. O Sr. McDonald é membro do Conselho de Administração da Marfrig. Também é membro do Conselho de Administração do Grupo OSI. Ingressou no Conselho da Marfrig em 2008 após a companhia ter adquirido as operações do Grupo OSI na Europa e no Brasil. O Sr. McDonald graduou-se em Ciências Animais na Universidade do Estado de Iowa, em 1987, quando ingressou nas Indústrias do Grupo OSI, uma companhia multinacional de processamento de alimentos com mais de 70 instalações em 38 países (www.osigroup.com), como gerente de Projetos hoje exercendo o cargo de Presidente e Diretor de Operações.

Antonio Maciel Neto. O Sr. Maciel Neto é membro independente do Conselho de Administração da Companhia. Foi Presidente da Ford do Brasil e da América do Sul, e também Vice Presidente Corporativo da Ford (1999 a maio de 2006). Atuou ainda na presidência do Grupo Itamarati (1997 a 1999) e da Cecrisa – Revestimentos Cerâmicos (1993 a 1997). Entre 1990 e 1993, ocupou diversos cargos no Governo Federal, em Brasília, tendo exercido no Ministério da Economia as funções de Diretor Adjunto do Departamento de Indústria e Comércio, e de Secretário Nacional de Economia Adjunto. Quando da criação do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, exerceu por oito meses a função de Secretário Executivo (Vice Ministro). Nesses três anos Maciel foi o coordenador técnico do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade – PBQP. Iniciou sua carreira profissional na Petrobrás em 1980, onde trabalhou durante 10 anos.Desde 2006, é Presidente da Suzano Papel e Celulose; atualmente é também membro do Conselho de Administração global da Archer Daniels Midland Company. O Sr. Maciel Neto graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ em 1979.

Carlos Geraldo Langoni. O Sr. Langoni é membro independente do Conselho de Administração da Companhia. Atualmente é também membro do Conselho de Administração da Souza Cruz; membro do Conselho Consultivo da Guardian Industries; Presidente da Projeta Consultoria Econômica Ltda. e Consultor Senior da Companhia Vale do Rio Doce. Foi Presidente do Banco Central entre 1980 e 1983. O Sr. Langoni graduou-se em economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1968 e obteve o título de PhD em Economia pela Universidade de Chicago em 1970.

Marcelo Maia de Azevedo Correa. O Sr. Correa é membro independente do Conselho de Administração da Companhia. Atualmente é Diretor Presidente do Grupo Neoenergia S.A., e integra o Conselho de Administração das seguintes companhias: ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico, Coelba, Cosern, Celpe, Itapebi, Termopernambuco, PCH I, Afluente, Goiás Sul e Baguari I. Exerceu o cargo de diretor presidente da VBC Energia S.A. (1997 a 2004) e foi presidente do Conselho Administrativo da CPFL – Piratininga (2001 a 2002) Foi Membro do Conselho Fiscal da RGE – Rio Grande Energia (1997 a 1999) e da CPFL – Paulista (2000). O Sr. Correa graduou-se em Engenharia Civil pela PUC-RJ em 1982 e detém MBA em Finanças pelo IBMEC, obtido em 1992.

Diretoria Executiva

Os Diretores da Marfrig são seus representantes legais, responsáveis, principalmente, pela sua administração cotidiana e pela implantação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração. 

Os Diretores são eleitos pelo Conselho de Administração da Companhia com mandato de três anos, permitida a reeleição e podendo, a qualquer tempo, serem por ele destituídos.

O Estatuto Social da Marfrig dispõe que a Diretoria será composta de, no mínimo, dois membros, e no máximo, sete membros. De acordo com as regras do Novo Mercado, os diretores deverão subscrever previamente à sua investidura no cargo, Termo de Anuência dos Administradores previsto no Regulamento do Novo Mercado.

DiretoresCargoData de eleiçãoPrazo do mandato
Sergio Agapito Lires Rial Diretor Presidente 23/01/2014 07/05/2016
Ricardo Florence dos Santos

Diretor Admin. e Financeiro; e

Diretor de Rel. com Investidores

23/01/2014
07/05/2016
Heraldo Geres Diretor Jurídico 23/01/2014 07/05/2016
Tang David Diretor sem Designação Específica 23/01/2014 07/05/2016
Rodrigo Marçal Filho Diretor sem Designação Específica 23/01/2014 07/05/2016

Sergio Agapito Lires Rial - O Sr. Rial é Diretor Presidente da Marfrig Global Foods. Inclui em sua trajetória profissional a posição de vice-presidente executivo e CFO mundial da Cargill – integrando também o Conselho de Administração daquela empresa, onde atuou por nove anos. Foi managing director do Banco de Investimentos Bear Stearns & Co., em Nova Iorque, diretor do ABN AMRO Bank e integrante do Conselho de Administração do banco na Holanda, além de membro do Conselho de Administração da Mosaic Fertlizers. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Economia pela Universidade Gama Filho, possui MBA pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC – São Paulo), especialização pela Harvard Business School, pela universidade de Wharton e pelo INSEAD, na França, e atualmente também integra o Conselho de Administração da Cyrela Brazil Realty S.A.

Ricardo Florence dos SantosO Sr. Florence é o Vice-Presidente de Finanças, DRI estatutário da Companhia, e acumula a função de Diretor Administrativo Financeiro Estatutário da Marfrig Global Foods S.A. Atuou no Grupo Pão de Açúcar por 16 anos (desde 1984) como Diretor de Planejamento Financeiro e Diretor Estatutário de Relações com Investidores. Trabalhou por dois anos (entre 2000 e 2001) no UOL Inc. (Grupo Folha de São Paulo) no cargo de Diretor Estatutário de Relações com Investidores. Foi Diretor Adjunto de RI da Brasil Telecom (2006 a 2007). Participou dos Conselhos de Administração do Grupo Pão de Açúcar (1995 a 1999), UOL – Grupo Folha (2001) e IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (1998 a 2001); e do Conselho Consultivo da Dentalcorp S.A. (2002 a 2006). Atualmente é membro do Conselho de Administração do IBRI – Instituto Brasileiro de Relaçõescom Investidores.  

Heraldo Geres - O Sr. Geres é o Diretor Jurídico Estatutário e VP Jurídico da Companhia, formado em direito, advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil desde 1994, pós graduado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, cursou Administração de Empresas também na PUC-SP, foi mestrando em Direito Político e Econômico na Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui Certificate inGlobal Business Administration pela Thunderbird School of Business (EUA).

Tang David - O Sr. Tang David é o Diretor Estatutário sem Designação Específica. Atuou por 11 anos (desde 1991) na Tesouraria da Asea Brown Boveri - ABB Brasil, ultimo cargo como Diretor Executivo do Banco ABB S.A. (braço financeiro da ABB Brasil). Trabalhou por 4 anos (entre 2002 e 2006) na Tesouraria da JBS Friboi, ultimo cargo como Controller da Divisao In-Natura. Entre 2007 e 2010 atuou como Diretor de Auditoria Interna da Companhia.

Rodrigo Marçal Filho - O Sr. Marçal Filho é membro do Conselho de Administração da Companhia desde março de 2007 e Diretor Estatutário  sem Designação Específica. Teve vida profissional vinculada ao ramo de agronegócios tendo atuado como administrador de fazendas até seu ingresso na Companhia. Ingressou na Companhia em maio de 2000, onde foi responsável pela compra de gado até se tornar diretor de obras. 

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o conselho fiscal é um órgão societário independente da administração e dos auditores externos. O conselho fiscal funciona, em conformidade com o Estatuto Social da Companhia e de acordo com as melhores práticas de governança corporativa, de forma permanente.

As principais responsabilidades do conselho fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações exige que os membros do conselho fiscal recebam remuneração de, no mínimo, 10% do valor médio pago anualmente aos diretores da companhia. A Lei das Sociedades por Ações também exige que o Conselho Fiscal seja composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros e seus respectivos suplentes.

Atualmente o Conselho Fiscal da Companhia é formado por três membros efetivos e três membros suplentes, com mandato de um ano, sendo permitida a reeleição.

Conselho FiscalCargoData de eleiçãoTérmino do mandato
Eduardo Augusto Rocha Pocetti Conselho Efetivo 17/04/2014 AGO de 2015
Roberto Lamb Conselho Efetivo 17/04/2014 AGO de 2015
Axel Erhard Brod Conselho Efetivo 17/04/2014 AGO de 2015
Carlos Roberto de Albuquerque Sá Conselheiro Suplente 17/04/2014 AGO de 2015
Christiano Ernesto Burmeister Conselheiro Suplente 17/04/2014 AGO de 2015
Peter Vaz da Fonseca Conselheiro Suplente 17/04/2014 AGO de 2015

Eduardo Augusto Rocha Pocetti. O Sr. Eduardo Pocetti é Contador, possui MBA em Administração de Empresas pela FGV e atualmente é Presidente do IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil. Sócio da KPMG Auditores Independentes e contempla 30 anos de experiência em empresas de auditoria, de 2004 a 2011, foi Presidente da BDO Auditores Independentes, onde representava o nome da BDO Brasil para todas as firmas-membros da rede internacional BDO. Possui vasta experiência em finanças, contabilidade, auditoria independente, planejamento econômico-financeiro e coordenação do nível de gerência e diretoria em diversas empresas de grande porte, nacionais e multinacionais do setor industrial e financeiro. Sócio-lider de várias transações de IPOs e projetos especiais de corpore finance para compra e venda de empresas. O Sr. Eduardo Pocetti não ocupou cargos de Administração em Companhias Abertas. 

 

Roberto Lamb. O Sr. Lamb é Membro do conselho fiscal da Marfrig Alimentos S.A desde abril de 2011. É licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), pós-graduado em Economia Monetária pela FRE/RS (1987) e mestre em Administração (Finanças) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). É Conselheiro Fiscal Certificado pelo IBGC.  Atualmente é: (i) Professor de Administração Financeira na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (desde 1998); e (ii) Conselheiro fiscal titular na AES Tietê S.A. (desde abril de 2012), companhia que atua na área de geração de energia e GERDAU  SA (desde abril de 2013), companhia que atua na área produtos metalurgicos, e conselheiro fiscal suplente da AES Elpa S.A, companhia cujo objeto é a participação em outras sociedades e atualmente é a controladora da AES Eletropaulo, companhia que atua na área de distribuição de energia, e na PETROBRAS SA, companhia que atua na área de energia, petróleo, gás e outras fontes de energia, todas companhias abertas. Foi conselheiro fiscal titular nas seguintes companhias abertas: Seara Alimentos Ltda. (indústria de alimentos, Brasil), Marcopolo S.A. (indústria de carrocerias de ônibus e vans, Brasil), Gerdau S.A., (exercícios de 2007 e 2008), Rio Grande Energia S.A. (distribuição de energia elétrica, Brasil) AES Eletropaulo (na distribuição de energia elétrica, Brasil).

Axel Erhard Brod. O Sr. Axel Erhard Brod é graduado em Administração de Empresas pela Universität des Saarlandes em Saarbrücken na Alemanha e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), com mestrado em Finanças pela PUC-RJ. Atualmente é Sócio-Diretor da ABZ Assessoria e Consultoria Empresarial. É membro do Conselho Fiscal das seguintes companhias: Mahle Metal Leve S.A., Metalúrgica Gerdau S.A., Santos Brasil S.A. e A.W. Faber Castell S.A. De 1999 a 2010 atuou no Grupo MAHLE exercendo diversas funções, entre as quais em equipes de gestão no Grupo MAHLE global; como membro e Presidente de diversos conselhos de administração em “joint ventures” e empresas do Grupo; e na MAHLE Metal Leve S.A. como Diretor Administrativo-Financeiro e de Relações com Investidores entre 1999 a 2010, sendo que de 2004 a 2010 exerceu também a função de Diretor Vice Presidente da Companhia. De 1990 a 1998 exerceu funções no Grupo Thyssen na divisão de comércio e serviços, tendo atuado como Diretor Administrativo-Financeiro do Grupo na América do Sul. De 1984 a 1989 atuou na KPMG Auditores Independentes como gerente de auditoria da German Desk da filial no Rio de Janeiro.

Carlos Roberto de Albuquerque Sá. O Sr. Carlos Roberto de Albuquerque Sá é graduado em Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, com pós graduação em Finanças pela PUC/RJ. Foi professor das cadeiras de Gerenciamento de Riscos Corporativos & Controles Internos no MBA da FAAP até 2012 e de Gerenciamento de Riscos Corporativos nos cursos para Conselheiros de Administração do IBGC. Sr. Albuquerque Sá é Conselheiro Fiscal da J. Câmara de Goiânia, desde julho de 2011. Atuou no passado como Conselheiro Fiscal Suplente da Marfrig Alimentos S.A.

Christiano Ernesto Burmeister. OO Sr. Christiano Ernesto Burmeister é Administrador de Empresas graduado pela Universidade Mackenzie em 1975, é também Engenheiro Eletrônico graduado pela Universidade Mackenzie em 1971. Atua na GBS Consultoria: Governança Corporativa e Coaching desde 2010. Atuou na BASF S.A. de 1975 a 2003, ocupando diversos cargos nesse período, tendo o ultimo cargo como Vice – Presidente da BASF America do Sul. É membro do Conselho Fiscal da Associação Beneficente Mahle: desde Abril 2009; membro do COSAG, Conselho Superior da Agricultura do FIESP, a convite do Ministro Roberto Rodrigues, então Presidente do COSAG: desde Novembro 2009; ex-membro do Conselho Diretor da ANDEF – Associação Nacional de Defesa Vegetal (1987 a 1989, 1993 a 1997, e 2006 a 2010); ex-membro do Conselho Consultivo do SINDAG – Sindicato Nacional de Defensivos Agrícolas (2006 a 2010) e ex-membro do Conselho da Câmara de Comércio-Indústria Brasil-Alemanha (Janeiro 2005 a Março 2006 – representando a TASA).

Peter Vaz da Fonseca. O Sr. Peter Vaz da Fonseca é contador com especialização em Economia de Empresas MBA – Universidade de São Paulo (USP) e Especialização em Auditoria e Perícia na Faculdade Álvares Penteado (FECAP). É consultor de contabilidade e responsável por inúmeras empresas dos mais diversos segmentos do mercado. Também atua na qualidade de auditor externo de companhias dos mais diversos segmentos do mercado. Experiência como Membro do Conselho de Fiscal. Foi membro do Conselho Fiscal da Marfrig Global Foods S.A. entre o período de abril de 2010 a abril de 2013.  

Comitês do Conselho

A Companhia, além de atender as exigências dispostas no regulamento do Novo Mercado da BM&FBOVESPA, segue princípios de governança corporativa que se  baseiam nas melhores práticas em relação à transparência, prestação de contas e equidade no tratamento dispensado  a todos  seus acionistas.

A Companhia criou 3 comitês de assessoramento ao Conselho de Administração todos coordenados por conselheiros independentes:  Comitê de Auditoria, coordenado pelo Sr. Marcelo Maia de Azevedo Correa; Comitê Financeiro, coordenado pelo Sr. Carlos Geraldo Langoni; Comitê de Remuneração, Governança e Recursos Humanos, sob coordenação do Sr. Antonio Maciel Neto.

Comitê de Auditoria

  • Implementar processos internos e externos de auditoria
  • Avaliar os controles internos da Companhia
  • Manter o Conselho informado sobre todos os aspectos referentes a práticas contábeis e divulgação de informações financeiras

Comitê de Remuneração, Governança e Recursos Humanos

  • Manter o Conselho informado de todos os assuntos relacionados à estratégia, políticas e normas de Recursos Humanos
  • Decidir sobre benefícios e remuneração para altos executivos e principais funcionários

Comitê Financeiro

  • Acompanhar o plano de investimentos e financiamento
  • Aconselhar a Companhia sobre a estrutura de capital ótima e políticas financeiras gerais
Topo
Cesta de Downloads  Cesta de Downloads | Imprimir Imprimir | Recomende esta página Recomende |
  Avalie esta página
®2014 Marfrig Alimentos S/A

Avenida Chedid Jafet, 222 - Bloco A - 5º Andar, Ed. Milennium - Vila Olímpia - São Paulo - CEP 04551-065 - Fone/Fax: +55 11 3792-8600 | 3792-8650

Desenvolvido por TheMediaGroup
Termos e Condições de Uso | Notas Legais | Política de Privacidade