Diretoria, Conselhos e Comitês

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada, responsável pela formulação e monitoramento para implantação das políticas gerais de negócios, incluindo a estratégia de longo prazo. O órgão é responsável, dentre outras atribuições, pela designação e supervisão da gestão dos Diretores além da contratação/destituição dos auditores independentes.

De acordo com o Estatuto Social da Marfrig, o Conselho de Administração da Companhia deve ser composto de no mínimo 05 (cinco) e, no máximo 11 (onze) membros, todos eleitos e destituíveis pela Assembleia Geral, com mandato unificado de 02 (dois) anos, permitida a reeleição.

De acordo com o Regulamento do Novo Mercado, no mínimo 20% dos membros do Conselho de Administração deverão ser Conselheiros Independentes. Os conselheiros deverão ainda subscrever, previamente à sua investidura no cargo, Termo de Anuência dos Administradores previsto no Regulamento do Novo Mercado.

Segue a composição atual do Conselho de Administração:

Nome Cargo Início do Mandato Término do Mandato
Marcos Antonio M. dos Santos Presidente do Conselho 11/04/2023 AGO de 2025

O Sr. Marcos Antonio Molina dos Santos é o presidente do Conselho de Administração da Companhia. O executivo acumula experiência de mais de 20 anos no setor de alimentos, tendo iniciado sua atividade profissional aos 16 anos de idade, quando abriu seu primeiro negócio: uma empresa distribuidora de alimentos. Desde a constituição da Marfrig, Marcos Molina atua de maneira ativa com clientes-chave da Companhia, estreitando relacionamentos comerciais de escopos nacional e internacional, os quais possibilitam o desenvolvimento e a evolução de processos industriais e de qualidade, visando a superar as expectativas frente ao cenário global. O Sr. Molina é, ainda, sócio e diretor presidente da MMS PARTICIPAÇÕES LTDA. que é controladora da Companhia. O Sr. Molina é especialista em desenvolvimento de produtos e inovação.

Marcia A. P. Marçal dos Santos Conselheira 11/04/2023 AGO de 2025

A Sra. Marcia Aparecida Pascoal Marçal dos Santos é membro do Conselho de Administração da Companhia desde março de 2007. Ela acumula longa experiência na Marfrig, tendo sido responsável pela área financeira de 2000 a 2006 e pela equipe de auditoria interna de 2000 a 2006. Além disto, a Sra. Marçal dos Santos participa ativamente do Instituto Marfrig Fazer e Ser Feliz de Responsabilidade Social, como Diretora Presidente. A Sra. Marcia Aparecida Pascoal Marçal dos Santos é, ainda, sócia e diretora vice-presidente da MMS PARTICIPAÇÕES LTDA. que é controladora da Companhia.

Rodrigo Marçal Filho Conselheiro 11/04/2023 AGO de 2025

O Sr. Rodrigo Marçal Filho é membro do Conselho de Administração da Companhia desde março de 2007 e Diretor Estatutário da Companhia, eleito em 07/01/2014, com posse em 23/01/2014. Teve vida profissional vinculada ao ramo de agronegócios tendo atuado como administrador de fazendas até seu ingresso na Companhia. Ingressou na Companhia em maio de 2000, foi diretor de infraestrutura até se tornar o diretor responsável pela compra de gado e membro do Conselho de Administração.

Alain Emile Henry Martinet Conselheiro 11/04/2023 AGO de 2025

O Sr. Alain Emile Henry Martinet é membro do Conselho de Administração da Companhia desde dezembro de 2009. O Sr. Alain Martinet, francês, atua há mais de 30 anos no setor de carnes, tendo sido gerente da área internacional do departamento de carnes da Louis Dreyfus Corporation USA (1978 a 1984). Foi gerente geral (1985 a 1991) e diretor comercial (1991 a 1992) do Frigorífico Rio – Platense. Atuou como diretor da SWIFT Argentina por cinco anos, desde 2001. Ingressou na Companhia em outubro de 2006, tendo já atuado como diretor responsável pelas operações na Argentina, das empresas “Tradings” e dos Estados Unidos da América do Grupo Marfrig. O Sr. Martinet é especialista em segurança alimentar.

Antonio Maciel Neto Conselheiro Independente 11/04/2023 AGO de 2025

Sr. Antonio dos Santos Maciel Neto é membro independente do Conselho de Administração da Companhia desde maio de 2007, coordenador do Comitê de Auditoria Estatutária e atualmente é empresário dos setores da pecuária, biotecnologia e educação executiva. Foi Presidente do Grupo CAOA de 2013 a 2017, da Suzano Papel e Celulose de 2006 a 2012, da Ford do Brasil e da América do Sul e também Vice Presidente Corporativo da Ford (1999 a maio de 2006). Atuou ainda na presidência do Grupo Itamarati (1997 a 1999) e da CECRISA Revestimentos Cerâmicos (1993 a 1997). Entre 1990 e 1993, ocupou diversos cargos no Governo Federal, em Brasília, tendo exercido no Ministério da Economia as funções de Diretor Adjunto do Departamento de Indústria e Comércio e de Secretário Nacional de Economia Adjunto. Quando da criação do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, exerceu por 8 meses a função de Secretário Executivo (Vice Ministro). Nesses três anos Maciel foi o coordenador técnico do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade. Iniciou sua carreira profissional na Petrobrás em 1980, onde trabalhou durante 10 anos. Foi Conselheiro de diversas empresas, entre elas Archer Daniels Midland Company (ADM) e Suzano Papel e Celulose. Atualmente, é também Conselheiro da Execution – Agência de Propaganda. O Sr. Maciel graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1979.

Roberto Silva Waack Conselheiro Independente 11/04/2023 AGO de 2025

O Sr. Roberto Silva Waack é Diretor Presidente da Fundação Renova, entidade criada para gerir as atividades de reparação do rompimento da Barragem de Fundão (Mariana). Fundador, acionista, ex-CEO e subsequentemente presidente do Conselho de Administração da Amata S.A. (www.amatabrasil.com.br), empresa florestal com atuação em manejo e plantio de espécies nativas e exóticas. Longa experiência como executivo de empresas nacionais e multinacionais nas áreas farmacêutica e florestal, como diretor geral e concentração nas áreas de tecnologia, marketing e planejamento. Como empreendedor, engajamento direto em private placement e estabelecimento de estruturas de gestão e governança. Participação ativa em conselhos de organizações como Wisewood (plásticos reciclados), CHS Agroindustrial (trading de grãos), GRI – Global Reporting Initiative, FSC – Forest Stewardship Council, IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Instituto Ethos, Funbio – Fundo Brasileiro de Biodiversidade, ISE-Bovespa e WWF. Engajamento direto em movimentos ambientais e sociais desde a década de 80, sempre interagindo na interface entre o setor privado e ONGs. Biólogo (IB-USP) e Mestre em Administração de Empresas (FEA-USP). O Sr. Roberto fez parte dos seguintes órgãos: Amata S.A. (Presidente do Conselho 2013-2015); CHS Agronegócio Ltda. (Conselho Consultivo 2014-2016); IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (Conselheiro 2014-2016); GRI – Global Reporting Initiative  (Conselheiro 2010-2016); Instituto Ethos – (Conselheiro 2013-2016); WWF Brasil (Conselheiro e Presidente do Conselho 2014-2016); Instituto Ipê (Conselheiro 2012-2016); ISE BOVESPA (Conselho Consultivo 2014-2106); EPC/FGV – Enterprises for Climate Initiative (Advisory Board 2011-2016); RAM Rede Amigos da Amazônia (Conselho Consultivo 2008-2014); FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade  – (Conselheiro 2009-2014); FSC – Forest Stewardship Council – (Conselheiro 2006-2012. Presidente do Conselho 2008 to 2010); Steering Committee of The Amazon Alternative – IDH The Sustainable Trade Initiative – Holland (2011-2014); ARES – Instituto para a Agricultura Sustentável (Presidente do Conselho 2007-2011); Global Campaign for Climate Action – Brazilian Section (Conselho Consultivo 2009-2010); Grupo Orsa Holding   (Conselheiro 2005 – 2006); CRIA – Centro de Referência para informação Ambiental (Conselheiro 2005-2011); FSC – Forest Stewardship Council Brazilian Initiative (Conselheiro 2005 –2007); Ybios, joint venture da Orsa, Natura e Centroflora com atuação em P&D pra produtos derivados da biodiversidade (fundador e Conselheiro 2004 a 2006); Plantations Review Group at FSC – Forest Stewardship Council  (2004 – 2005); FIA/USP – Fundação Instituto de Administração da Faculdade de Administração e Economia da Universidade de São Paulo. (Conselheiro 2003 – 2006); PENSA Programa de Agribusiness da FEA-USP (Conselho Consultivo 2001 -2006).

Herculano Anibal Conselheiro Independente 11/04/2023 AGO de 2025

O Sr. Herculano Aníbal Alves, é Mestre em Finanças e Investimentos e Pós-graduação em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas e Economista pela PUC. Sua formação inclui ainda educação executiva em Risco, Compliance e Governança pela Risk University da KPMG. Qualificado como Gestor de Carteiras pela CVM e Certificação Profissional pela Anbima – CGA. Trabalhou no mercado financeiro, como diretor de investimentos, gestor de Renda Variável e analista de crédito: na BRAM – Bradesco Asset Management, no ABN AMRO, no Unibanco e Banco Bozzano Simonsen e na área administrativa e financeira na Empresa de Onibus Vila Carrão. Nos três primeiros, era membro dos Comitês de Crédito e de Investimentos e do mensal da BRAM com o Banco Bradesco. Conselheiro de Administração da Tim Brasil (2015 – atual) e da Marfrig Brasil Foods (2015 – nov16). Conselheiro fiscal da Cielo (2015 – atual), da Grendene (2015 – atual), do Grupo Fleury e da Ecorodovias (2018 – atual), da Gerdau (2017/18), do Fundo de Private Equity de Tecnologia da GP (2001 – 05), do Fundo de Valor e Liquidez da Bradesco Templeton (1998 – 01) e Suplente no Fundo de Private Equity da 2Bcapital (2013 – jan19). Sócio da Araxá Investimentos de 2015/16 e da Barigui Gestão de Recursos de (nov/16 – atual). Membro do Comitê de Auditoria Estatutário da Tim Brasil, presidente do Comitê de Riscos e Especialista financeiro. Participa de diversas associações sendo Conselheiro do CAF – Comitê de Aquisições e Fusões (2015/18), do CSA – Conselho de Supervisão do Analista (2016 – atual), da AMEC – Associação dos Investidores do Mercado de Capitais (2011 – 16), Presidente do Comitê de Fundos de Ações da Anbima (2012 – 16) e Conselheiro e Diretor Técnico da Abamec (atual Apimec 1988 – 92). Participação como palestrante em eventos da Apimec, do Investidor Profissional e do Info Money. Entrevistas para a Bloomberg TV e para os jornais: Valor, Estadão, Folha de São Paulo e o Globo, para revistas: Exame, Istoé Dinheiro e diversos sites.

Diretoria Executiva

Os Diretores da Marfrig são seus representantes legais, responsáveis, principalmente, pela sua administração cotidiana e pela implantação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração.

Os Diretores são eleitos pelo Conselho de Administração da Companhia com mandato de três anos, permitida a reeleição e podendo, a qualquer tempo, serem por ele destituídos.

Estatuto Social da Marfrig dispõe que a Diretoria será composta de, no mínimo, dois membros, e no máximo, sete membros. De acordo com as regras do Novo Mercado, os diretores deverão subscrever previamente à sua investidura no cargo, Termo de Anuência dos Administradores previsto no Regulamento do Novo Mercado.

Nome Cargo Início do Mandato Término do Mandato
Rui Mendonça Junior Diretor Presidente 15/03/2023 15/03/2026

Rui Mendonça Junior, é CEO da Operação América do Sul da Marfrig desde agosto de 2022. Engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),  tem MBA em Gestão de Agronegócios. Faz parte dos quadros executivos da Marfrig desde 2007 e, antes de assumir a posição de CEO, era diretor de industrializados da Operação América do Sul.

Mendonça tem uma carreira de mais de 40 anos no setor de proteína bovina. Antes da Marfrig, trabalhou em multinacionais europeias e teve experiência internacional, nos mercados australiano e americano.

Rui Mendonça é conselheiro da PlantPlus Foods, joint-venture para alimentos plant-based formada entre Marfrig e ADM, uma das líderes globais em soluções para a indústria de alimentos.

O Sr. Rui Mendonça Junior, não sofreu, nos últimos cinco anos qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Heraldo Geres Diretor Jurídico 15/03/2023 15/03/2026

O Sr. Geres é o Diretor Jurídico Estatutário e VP Jurídico da Companhia, formado em direito, advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil desde 1994, pós graduado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, cursou Administração de Empresas também na PUC-SP, foi mestrando em Direito Político e Econômico na Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui Certificate inGlobal Business Administration pela Thunderbird School of Business (EUA).

Rodrigo Marçal Filho Diretor sem Designação Específica 15/03/2023 15/03/2026

O Sr. Rodrigo Marçal Filho é membro do Conselho de Administração da Companhia desde março de 2007 e Diretor Estatutário da Companhia, eleito em 07/01/2014, com posse em 23/01/2014. Teve vida profissional vinculada ao ramo de agronegócios tendo atuado como administrador de fazendas até seu ingresso na Companhia. Ingressou na Companhia em maio de 2000, foi diretor de infraestrutura até se tornar o diretor responsável pela compra de gado e membro do Conselho de Administração.

Tang David Diretor Financeiro e DRI 15/03/2023 15/03/2026

O Sr. Tang David, 50 anos, está na Marfrig desde 2007 e ocupou cargos como Diretor de Controladoria, Diretor de Auditoria Interna e Diretor Estatutário sem Designação Específica da Companhia. Atuou por 11 anos (desde 1991) na Tesouraria da Asea Brown Boveri – ABB Brasil, último cargo como Diretor Executivo do Banco ABB S.A. (braço financeiro da ABB Brasil). Trabalhou por 04 anos (entre 2002 e 2006) na Tesouraria da JBS Friboi, último cargo como Controller da Divisão In-Natura.

O Sr. Tang não sofreu, nos últimos cinco anos qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade.

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o conselho fiscal é um órgão societário independente da administração e dos auditores externos. O conselho fiscal funciona, em conformidade com o Estatuto Social da Companhia e de acordo com as melhores práticas de governança corporativa, de forma permanente.

As principais responsabilidades do conselho fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações exige que os membros do conselho fiscal recebam remuneração de, no mínimo, 10% do valor médio pago anualmente aos diretores da companhia. A Lei das Sociedades por Ações também exige que o Conselho Fiscal seja composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros e seus respectivos suplentes.

Atualmente o Conselho Fiscal da Companhia é formado por três membros efetivos e três membros suplentes, com mandato de um ano, sendo permitida a reeleição.

Nome Cargo Início do Mandato Término do Mandato
José Luiz de Souza Gurgel Conselheiro Titular 29/04/2024 AGO de 2025

O Sr. José Luiz Gurgel, 55 anos, possui 32 (trinta e dois) anos de experiência como auditor independente ou consultor em contabilidade. Desde junho de 2019 é sócio da Andrade Gurgel Consultoria e Treinamento atuando como consultor empresarial com especialização em auditoria, finanças e contabilidade. Desde maio de 2021 integra o Conselho Fiscal do Grupo SOMA (empresa de capital aberto) como suplente. É Conselheiro Fiscal Certificado pelo IBGC. Entre abril de 2011 e maio de 2019 foi sócio de auditoria da KPMG no Rio de Janeiro. No período de julho de 2001 a março de 2011 foi o sócio de auditoria da BDO; integrando o Comitê Executivo desta organização durante 2008 a 2010. Como sócio de auditoria na KPMG e na BDO, liderou trabalhos de auditoria de demonstrações financeiras de empresas de capital aberto no Brasil, EUA e Europa bem como auditoria de controles internos para fins de atendimento da SOX para o mercado de capitais norte americano de acordo com as normas do PCAOB. Participou de trabalhos de auditoria em processos de reorganização societária (aquisições, fusões, cisões e incorporações), processos de abertura de capital e de emissão de dívidas. Professor de contabilidade e de auditoria em cursos corporativos. Mestre em Ciências Contábeis (2018) pela Fucape Pesquisas, Ensino e Participações Ltda – FUCAPE RJ com dissertação elaborada na área de auditoria. Graduado em Economia pela UERJ e em Ciências Contábeis pela Faculdade da Cidade com pós-graduação em gestão empresarial pela Cândido Mendes. Foi diretor do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) no período de 2008 a 2017.

Ricardo Florence dos Santos Conselheiro Titular 29/04/2024 AGO de 2025

O Sr. Ricardo Florence dos Santos, 67 anos, atua como membro independente do Conselho de Administração da Movida Aluguel de Carros S.A. desde 2016 e como membro do Conselho Fiscal da CPFL Energia desde 2017. Acumula na MOVIDA os comitês de Auditoria e Financeiro. Atuou como Vice-Presidente de Finanças (CFO) da Marfrig Global Foods S.A entre 2013 e 2016 e como Diretor Estatutário de Relações com Investidores entre 2007 e 2014. Engenheiro químico formado pela Escola Politécnica da USP e em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, tem MBA em Estratégia e Finanças pelo IBMEC-SP. Atuou anteriormente no Grupo Pão de Açúcar por 16 anos (1984-2000) em diversos cargos como Diretor de Planejamento Estratégico, Financeiro e Diretor Estatutário de Relações com Investidores. Foi também responsável pelas áreas de RI da UOL Inc. (Grupo Folha de São Paulo – 2000/2001) e Brasil Telecom (2005-2007). Atuou em diversos processos de abertura de capital, fusões, aquisições e vendas de ativos nas empresas em que trabalhou. Participou dos Conselhos de Administração do Grupo Pão de Açúcar (1995-1999), UOL – Grupo Folha (2001) e IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (1998-2001 e 2014-2019), onde também foi presidente-executivo de 2010 a 2013 e do Conselho Consultivo da Dentalcorp S.A. (2002 a 2006).

O Sr. Florence não sofreu, nos últimos cinco anos qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Axel Brod Conselheiro Titular 29/04/2024 AGO de 2025

O Sr. Axel Erhard Brod é graduado em Administração de Empresas pela Universität des Saarlandes em Saarbrücken na Alemanha e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), com mestrado em Finanças pela PUC-RJ. Atualmente é Sócio-Diretor da ABZ Assessoria e Consultoria Empresarial. É membro do Conselho Fiscal das seguintes companhias: Mahle Metal Leve S.A., Metalúrgica Gerdau S.A., Santos Brasil S.A. e A.W. Faber Castell S.A. De 1999 a 2010 atuou no Grupo MAHLE exercendo diversas funções, entre as quais em equipes de gestão no Grupo MAHLE global; como membro e Presidente de diversos conselhos de administração em “joint ventures” e empresas do Grupo; e na MAHLE Metal Leve S.A. como Diretor Administrativo-Financeiro e de Relações com Investidores entre 1999 a 2010, sendo que de 2004 a 2010 exerceu também a função de Diretor Vice Presidente da Companhia. De 1990 a 1998 exerceu funções no Grupo Thyssen na divisão de comércio e serviços, tendo atuado como Diretor Administrativo-Financeiro do Grupo na América do Sul. De 1984 a 1989 atuou na KPMG Auditores Independentes como gerente de auditoria da German Desk da filial no Rio de Janeiro.

 

Ely Carlos Perez Conselheiro Suplente 29/04/2024 AGO de 2025

Ely Carlos Perez é contador graduado pela Universidade São Marcos e conta com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Sua experiência profissional foi desenvolvida na área Financeira, Contábil e Processos Gerenciais, sendo os últimos 17 anos como consultor de negócios e processos para implantação de Sistemas de Informações Gerencias (Enterprise Resource Planning – ERP). As atividades desenvolvidas nesse período foram focadas em levantamentos dos processos utilizados, adequação de processos ao sistema, implantação de ERP, treinamento e acompanhamento dos processos pós-implantação. Trabalhou por mais de 10 anos na empresa Datasul S.A.

Eduardo Medeiros da Silva Conselheiro Suplente 29/04/2024 AGO de 2025

O Sr. Eduardo Medeiros da Silva, 56 anos, é advogado, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo, graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP, em Administração de Empresas pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Possui também formação em Comércio Exterior pela UNINTER com pós-graduação Lato Sensu em Práticas ESG pelo IBMEC. Possui mais de 25 anos de experiência em gestão de empresas fabricantes de brinquedos e advocacia empresarial.

Christiano Burmeister Conselheiro Suplente 29/04/2024 AGO de 2025

O Sr. Christiano Ernesto Burmeister é Administrador de Empresas graduado pela Universidade Mackenzie em 1975, é também Engenheiro Eletrônico graduado pela Universidade Mackenzie em 1971. Atua na GBS Consultoria: Governança Corporativa e Coaching desde 2010. Atuou na BASF S.A. de 1975 a 2003, ocupando diversos cargos nesse período, tendo o ultimo cargo como Vice – Presidente da BASF America do Sul. É membro do Conselho Fiscal da Associação Beneficente Mahle: desde Abril 2009; membro do COSAG, Conselho Superior da Agricultura do FIESP, a convite do Ministro Roberto Rodrigues, então Presidente do COSAG: desde Novembro 2009; ex-membro do Conselho Diretor da ANDEF – Associação Nacional de Defesa Vegetal (1987 a 1989, 1993 a 1997, e 2006 a 2010); ex-membro do Conselho Consultivo do SINDAG – Sindicato Nacional de Defensivos Agrícolas (2006 a 2010) e ex-membro do Conselho da Câmara de Comércio-Indústria Brasil-Alemanha (Janeiro 2005 a Março 2006 – representando a TASA).

Comitês do Conselho

A Companhia, além de atender as exigências dispostas no regulamento do Novo Mercado da BM&FBOVESPA, segue princípios de governança corporativa que se baseiam nas melhores práticas em relação à transparência, prestação de contas e equidade no tratamento dispensado a todos seus acionistas.

Comitê de Auditoria Estatutário

Tem como finalidade assessorar o Conselho de Administração no cumprimento de suas responsabilidades relativas à análise e divulgação das demonstrações financeiras, ao desenvolvimento de controles internos e à fiscalização e coordenação dos trabalhos das auditorias interna e externa da Companhia, especialmente nas questões relativas a contabilidade, controles financeiros internos e demais controles de observância legal.

Nome Cargo Início do Mandato Término do Mandato
Antonio dos Santos Maciel Neto Coordenador do Comitê 11/05/2021 20/04/2025

Sr. Antonio dos Santos Maciel Neto é membro independente do Conselho de Administração da Companhia desde maio de 2007 e atualmente é empresário dos setores da pecuária, biotecnologia e educação executiva. Foi Presidente do Grupo CAOA de 2013 a 2017, da Suzano Papel e Celulose de 2006 a 2012, da Ford do Brasil e da América do Sul e também Vice-Presidente Corporativo da Ford (1999 a maio de 2006). Atuou ainda na presidência do Grupo Itamarati (1997 a 1999) e da CECRISA – Revestimentos Cerâmicos (1993 a 1997). Entre 1990 e 1993, ocupou diversos cargos no Governo Federal, em Brasília, tendo exercido no Ministério da Economia as funções de Diretor Adjunto do Departamento de Indústria e Comércio e de Secretário Nacional de Economia Adjunto. Quando da criação do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, exerceu por oito meses a função de Secretário Executivo (Vice-Ministro). Nesses três anos Maciel foi o coordenador técnico do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade – PBQP. Iniciou sua carreira profissional na Petrobrás em 1980, onde trabalhou durante 10 anos. Foi Conselheiro de diversas empresas, entre elas Archer Daniels Midland Company (ADM) e Suzano Papel e Celulose. Atualmente, é também Conselheiro da Execution – Agência de Propaganda. O Sr. Maciel Neto graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ em 1979.

 

José Mauro Depes Lorga Membro do Comitê (Efetivo) 11/05/2021 20/04/2025

Sr. José Mauro Depes Lorga é membro do Comitê de Auditoria da Movida S.A., diretor voluntário e membro do Conselho Fiscal da Junior Achievement (ONG de Empreendedorismo) e professor Convidado da Fundação Dom Cabral – FDC. Atualmente é Diretor de Operações – COO da Fundação do Câncer e Hospital Fundação do Câncer. Foi Diretor Presidente (CEO) da Brasil Gourmet Indústria e Comércio de Alimentos de 2014 a 2015, Diretor Executivo (CFO) na empresa GiraMais – Holding Grupo Giraffas de 2012 a 2014, Diretor (CFO) na empresa Casa Saba S.A. (México) de 2011 a 2012. Foi também Diretor (COO) no Grupo Umbria (Spoleto, Dominos Pizza e Koni Store) de 2009 a 2011, Diretor (CFO) no Grupo Outback & Starbucks de 2007 a 2009 e Gerente de Produtos para América Latina, no Bank of America (Miami/Estados Unidos) de 2001 a 2006, além de ter sido Gerente de Finanças e Real Estate do McDonald’s. O Sr. José Mauro graduou-se em Economia pelo Instituto Bennett – Rio de Janeiro em 1984, tem formação em MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC – Rio de Janeiro em 1987 e participou em 2018 do Disney Institute Leadership Program – abril 2018.

José Luiz Sanches Membro do Comitê 05/07/2023 20/04/2025

Sr. José Luiz Sanches, 57 anos, auditor e consultor empresarial, com 36 anos de experiência em auditoria independente e consultoria em contabilidade e Sócio Administrador na J L Sanches Assessoria Empresarial. Desde agosto de 2022 vem atuando em consultoria e assessoramento empresarial. Desde janeiro de 2020 é integrante do Conselho Fiscal do Hotéis Complexo Civita – IBIS STYLES e MERCURE da franquia Accor Hotels, na cidade de Ribeirão Preto/SP. Março de 2015 a julho de 2022, foi sócio na PKF Affiance Brazil Auditores Independentes, nos escritórios de Ribeirão Preto/SP e São Paulo/SP. Abril de 2011 a setembro de 2014 foi sócio de auditoria da KPMG Auditores Independentes nos escritórios de Ribeirão Preto/SP e Uberlândia/MG. Maio de 2000 a março de 2011 foi sócio de auditoria na BDO, nos escritórios de Ribeirão Preto/SP e Campo Grande/MS. Abril de 1999 a abril de 2000, atuo como Gerente Contábil na Sibelco Mineração Ltda. (Grupo Unimin) em Analândia/SP. Agosto de 1986 a março de 1999, Supervisor de Auditoria na KPMG Auditores Independentes, no escritório de São Carlos/SP. Nas atividades de Sócio de Auditoria nas empresas BDO, KPMG e PKF, atuou na liderança de trabalhos de Auditoria de Demonstrações Contábeis, Revisões Limitadas, Procedimentos Previamente Acordados, Diagnósticos Contábeis, Tributários e Trabalhistas, Due-Diligence, Revisões de Prospectos para Bonds e IPO, entre outras atividades de auditoria para a carteira de clientes do setor do agronegócio (frigoríficos, usinas de açúcar e álcool); agropecuária nas atividades de cana-de-açúcar, laranja, soja e gado bovino e suíno; indústrias metalúrgicas; concessionárias de rodovias, água e esgoto; serviços médicos (Hospital, Santa Casa e Cooperativa Médica); Fertilizantes e Mineração. Possui a formação acadêmica e qualificações técnicas em Bacharel em Ciências Contábeis pela Associação de Escolas Reunidas – ASSER – São Carlos; Pós-graduado em Controladoria e Finanças pela UNICEP – São Carlos; membro do Conselho Regional de Contabilidade, categoria contador – CRC-SP; Associado ao Instituto de Auditoria Independente do Brasil – IBRACON; possui o Cadastro Nacional de Auditores Independentes -CNAI do Conselho Federal de Contabilidade; foi Integrante do Grupo Técnico do Agronegócio do IBRACON.

Comitê de Remuneração, Governança Corporativa e Recursos Humanos

Tem como atribuição subsidiar a tomada das decisões relativas às estratégias, políticas e normas internas em recursos humanos, incluindo a fixação da remuneração e dos benefícios oferecidos aos administradores, colaboradores e prestadores de serviços. Apoia também a operacionalização de processos e o controle e desenvolvimento das práticas de governança corporativa.

Nome Cargo Início do Mandato Término do Mandato
Antonio dos Santos Maciel Neto Coordenador do Comitê 11/05/2021 20/04/2025

Sr. Antonio dos Santos Maciel Neto é membro independente do Conselho de Administração da Companhia desde maio de 2007 e atualmente é empresário dos setores da pecuária, biotecnologia e educação executiva. Foi Presidente do Grupo CAOA de 2013 a 2017, da Suzano Papel e Celulose de 2006 a 2012, da Ford do Brasil e da América do Sul e também Vice-Presidente Corporativo da Ford (1999 a maio de 2006). Atuou ainda na presidência do Grupo Itamarati (1997 a 1999) e da CECRISA – Revestimentos Cerâmicos (1993 a 1997). Entre 1990 e 1993, ocupou diversos cargos no Governo Federal, em Brasília, tendo exercido no Ministério da Economia as funções de Diretor Adjunto do Departamento de Indústria e Comércio e de Secretário Nacional de Economia Adjunto. Quando da criação do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, exerceu por oito meses a função de Secretário Executivo (Vice-Ministro). Nesses três anos Maciel foi o coordenador técnico do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade – PBQP. Iniciou sua carreira profissional na Petrobrás em 1980, onde trabalhou durante 10 anos. Foi Conselheiro de diversas empresas, entre elas Archer Daniels Midland Company (ADM) e Suzano Papel e Celulose. Atualmente, é também Conselheiro da Execution – Agência de Propaganda. O Sr. Maciel Neto graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ em 1979.

Heraldo Geres Membro do Comitê (Efetivo) 11/05/2021 20/04/2025

O Sr. Geres é o Diretor Jurídico Estatutário e VP Jurídico da Companhia, formado em direito, advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil desde 1994, pós graduado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, cursou Administração de Empresas também na PUC-SP, foi mestrando em Direito Político e Econômico na Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui Certificate inGlobal Business Administration pela Thunderbird School of Business (EUA).

Herculano Aníbal Alvez Membro do Comitê (Efetivo) 11/05/2021 20/04/2025

O Sr. Herculano Aníbal Alves, é Mestre em Finanças e Investimentos e Pós-graduação em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas e Economista pela PUC. Sua formação inclui ainda educação executiva em Risco, Compliance e Governança pela Risk University da KPMG. Qualificado como Gestor de Carteiras pela CVM e Certificação Profissional pela Anbima – CGA. Trabalhou no mercado financeiro, como diretor de investimentos, gestor de Renda Variável e analista de crédito: na BRAM – Bradesco Asset Management, no ABN AMRO, no Unibanco e Banco Bozzano Simonsen e na área administrativa e financeira na Empresa de Onibus Vila Carrão. Nos três primeiros, era membro dos Comitês de Crédito e de Investimentos e do mensal da BRAM com o Banco Bradesco. Conselheiro de Administração da Tim Brasil (2015 – atual) e da Marfrig Brasil Foods (2015 – nov16). Conselheiro fiscal da Cielo (2015 – atual), da Grendene (2015 – atual), do Grupo Fleury e da Ecorodovias (2018 – atual), da Gerdau (2017/18), do Fundo de Private Equity de Tecnologia da GP (2001 – 05), do Fundo de Valor e Liquidez da Bradesco Templeton (1998 – 01) e Suplente no Fundo de Private Equity da 2Bcapital (2013 – jan19). Sócio da Araxá Investimentos de 2015/16 e da Barigui Gestão de Recursos de (nov/16 – atual). Membro do Comitê de Auditoria Estatutário da Tim Brasil, presidente do Comitê de Riscos e Especialista financeiro. Participa de diversas associações sendo Conselheiro do CAF – Comitê de Aquisições e Fusões (2015/18), do CSA – Conselho de Supervisão do Analista (2016 – atual), da AMEC – Associação dos Investidores do Mercado de Capitais (2011 – 16), Presidente do Comitê de Fundos de Ações da Anbima (2012 – 16) e Conselheiro e Diretor Técnico da Abamec (atual Apimec 1988 – 92). Participação como palestrante em eventos da Apimec, do Investidor Profissional e do Info Money. Entrevistas para a Bloomberg TV e para os jornais: Valor, Estadão, Folha de São Paulo e o Globo, para revistas: Exame, Istoé Dinheiro e diversos sites.

Marcos Fernando Marçal dos Santos Membro do Comitê (Efetivo) 14/07/2022 20/04/2025

Marcos Fernando Marçal dos Santos é graduado em administração de empresas pela Fundação Armando Alvares Penteado – FAAP, cursou o preparatório “Jornada Sucessor” promovido pela Consultoria Falconi(2021-2022) e é membro do Comitê de Remuneração, Governança Corporativa e Recursos Humanos da Marfrig Global Foods S.A. Conta com sólida experiência profissional no setor do agronegócio, tendo ocupado na Marfrig os cargos de Auditor (2015 – 2018), Comercial (2018), Gerente Geral na Unidade de Bataguassu – MS (2018-2019) e Gerente Geral na Unidade de Várzea Grande – MT (2019-2021). Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Supply Chain (2021 – atual) e de membro do conselho da BRF(2024-2026).

Comitê Financeiro

Responsável por examinar periodicamente os planos de investimento e financiamento e seus impactos sobre a estrutura de capital da Companhia e por monitorar a manutenção das estruturas de liquidez e capital predeterminadas.

Nome Cargo Início do Mandato Término do Mandato
Herculano Aníbal Alves Coordenador do Comitê 11/05/2021 20/04/2025

O Sr. Herculano Aníbal Alves, é Mestre em Finanças e Investimentos e Pós-graduação em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas e Economista pela PUC. Sua formação inclui ainda educação executiva em Risco, Compliance e Governança pela Risk University da KPMG. Qualificado como Gestor de Carteiras pela CVM e Certificação Profissional pela Anbima – CGA. Trabalhou no mercado financeiro, como diretor de investimentos, gestor de Renda Variável e analista de crédito: na BRAM – Bradesco Asset Management, no ABN AMRO, no Unibanco e Banco Bozzano Simonsen e na área administrativa e financeira na Empresa de Onibus Vila Carrão. Nos três primeiros, era membro dos Comitês de Crédito e de Investimentos e do mensal da BRAM com o Banco Bradesco. Conselheiro de Administração da Tim Brasil (2015 – atual) e da Marfrig Brasil Foods (2015 – nov16). Conselheiro fiscal da Cielo (2015 – atual), da Grendene (2015 – atual), do Grupo Fleury e da Ecorodovias (2018 – atual), da Gerdau (2017/18), do Fundo de Private Equity de Tecnologia da GP (2001- 05), do Fundo de Valor e Liquidez da Bradesco Templeton (1998 – 01) e Suplente no Fundo de Private Equity da 2Bcapital (2013 – jan19). Sócio da Araxá Investimentos de 2015/16 e da Barigui Gestão de Recursos de (nov/16 – atual). Membro do Comitê de Auditoria Estatutário da Tim Brasil, presidente do Comitê de Riscos e Especialista financeiro. Participa de diversas associações sendo Conselheiro do CAF – Comitê de Aquisições e Fusões (2015/18), do CSA – Conselho de Supervisão do Analista (2016 – atual), da AMEC – Associação dos Investidores do Mercado de Capitais (2011 – 16), Presidente do Comitê de Fundos de Ações da Anbima (2012 – 16) e Conselheiro e Diretor Técnico da Abamec (atual Apimec 1988 – 92). Participação como palestrante em eventos da Apimec, do Investidor Profissional e do Info Money. Entrevistas para a Bloomberg TV e para os jornais: Valor, Estadão, Folha de São Paulo e o Globo, para revistas: Exame, Istoé Dinheiro e diversos sites.

Marcia Aparecida Pascoal Marçal dos Santos Membro do Comitê (Efetivo) 11/05/2021 20/04/2025

A Sra. Marcia Aparecida Pascoal Marçal dos Santos é membro do Conselho de Administração da Companhia desde março de 2007. Ela acumula longa experiência na Marfrig, tendo sido responsável pela área financeira de 2000 a 2006 e pela equipe de auditoria interna de 2000 a 2006. Além disto, a Sra. Marçal dos Santos participa ativamente do Instituto Marfrig Fazer e Ser Feliz de Responsabilidade Social, como Diretora Presidente. A Sra. Marcia Aparecida Pascoal Marçal dos Santos é, ainda, sócia e diretora vice-presidente da MMS PARTICIPAÇÕES LTDA. que é controladora da Companhia.

Tang David Membro do Comitê (Efetivo) 11/05/2021 20/04/2025

O Sr. Tang David, está na Marfrig desde 2007 e ocupou cargos como Diretor de Controladoria, Diretor de Auditoria Interna e Diretor Estatutário sem Designação Específica da Companhia. Atuou por 11 anos (desde 1991) na Tesouraria da Asea Brown Boveri – ABB Brasil, último cargo como Diretor Executivo do Banco ABB S.A. (braço financeiro da ABB Brasil). Trabalhou por 04 anos (entre 2002 e 2006) na Tesouraria da JBS Friboi, último cargo como Controller da Divisão In-Natura.

Comitê de Sustentabilidade

Funcionará como órgão de assessoramento ao conselho da companhia. A criação do comitê vai ao encontro de um dos pilares da companhia que é o respeito ao meio ambiente, ao bem-estar animal e a conservação de recursos.

Nome Cargo Início do Mandato Término do Mandato
Roberto Silva Waack Coordenador do Comitê 11/05/2021 20/04/2025

O Sr. Roberto Silva Waack é Diretor Presidente da Fundação Renova, entidade criada para gerir as atividades de reparação do rompimento da Barragem de Fundão (Mariana). Fundador, acionista, ex-CEO e subsequentemente presidente do Conselho de Administração da Amata S.A. (www.amatabrasil.com.br), empresa florestal com atuação em manejo e plantio de espécies nativas e exóticas. Longa experiência como executivo de empresas nacionais e multinacionais nas áreas farmacêutica e florestal, como diretor geral e concentração nas áreas de tecnologia, marketing e planejamento. Como empreendedor, engajamento direto em private placement e estabelecimento de estruturas de gestão e governança. Participação ativa em conselhos de organizações como Wisewood (plásticos reciclados), CHS Agroindustrial (trading de grãos), GRI – Global Reporting Initiative, FSC – Forest Stewardship Council, IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Instituto Ethos, Funbio – Fundo Brasileiro de Biodiversidade, ISE-Bovespa e WWF. Engajamento direto em movimentos ambientais e sociais desde a década de 80, sempre interagindo na interface entre o setor privado e ONGs. Biólogo (IB-USP) e Mestre em Administração de Empresas (FEA-USP). O Sr. Roberto fez parte dos seguintes órgãos: Amata S.A. (Presidente do Conselho 2013-2015); CHS Agronegócio Ltda. (Conselho Consultivo 2014-2016); IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (Conselheiro 2014-2016); GRI – Global Reporting Initiative (Conselheiro 2010-2016); Instituto Ethos – (Conselheiro 2013-2016); WWF Brasil (Conselheiro e Presidente do Conselho 2014-2016); Instituto Ipê (Conselheiro 2012-2016); ISE BOVESPA (Conselho Consultivo 2014-2106); EPC/FGV – Enterprises for Climate Initiative (Advisory Board 2011-2016); RAM Rede Amigos da Amazônia (Conselho Consultivo 2008-2014); FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – (Conselheiro 2009-2014); FSC – Forest Stewardship Council – ( Conselheiro 2006-2012. Presidente do Conselho 2008 to 2010); Steering Committee of The Amazon Alternative – IDH The Sustainable Trade Initiative – Holland (2011-2014); ARES – Instituto para a Agricultura Sustentável (Presidente do Conselho 2007-2011); Global Campaign for Climate Action – Brazilian Section (Conselho Consultivo 2009-2010); Grupo Orsa Holding (Conselheiro 2005 – 2006); CRIA – Centro de Referencia para informação Ambiental (Conselheiro 2005-2011); FSC – Forest Stewardship Council Brazilian Initiative (Conselheiro 2005 –2007); Ybios, joint venture da Orsa, Natura e Centroflora com atuação em P&D pra produtos derivados da biodiversidade (fundador e Conselheiro 2004 a 2006); Plantations Review Group at FSC – Forest Stewardship Council (2004 – 2005);FIA/USP –Fundação Instituto de Administração da Faculdade de Administração e Economia da Universidade de São Paulo. (Conselheiro 2003 – 2006); PENSA Programa de Agribusiness da FEA-USP (Conselho Consultivo 2001 -2006).

Paulo Pianez Junior Membro do Comitê (Efetivo) 11/05/2021 20/04/2025

O Sr. Paulo é formado em Economia pela UNICAMP, pós-graduado em Qualidade e especializado em Retail Management pela Youngstown State University (EUA). Atuou mais de 10 anos como Diretor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Grupo Carrefour Brasil e anteriormente foi diretor da qualidade do BankBoston e Superintendente de Relações com Clientes do Banco Santander.

Alain Emile Henry Martinet Membro do Comitê (Efetivo) 11/05/2021 20/04/2025

O Sr. Alain Emile Henry Martinet é membro do Conselho de Administração da Companhia desde dezembro de 2009. O Sr. Alain Martinet, francês, atua há mais de 30 anos no setor de carnes, tendo sido gerente da área internacional do departamento de carnes da Louis Dreyfus Corporation USA (1978 a 1984). Foi gerente geral (1985 a 1991) e diretor comercial (1991 a 1992) do Frigorífico Rio – Platense. Atuou como diretor da SWIFT Argentina por cinco anos, desde 2001. Ingressou na Companhia em outubro de 2006, tendo já atuado como diretor responsável pelas operações na Argentina, das empresas “Tradings” e dos Estados Unidos da América do Grupo Marfrig.

Marcelo de Camargo Furtado Membro do Comitê (Efetivo) 11/05/2021 20/04/2025

Marcelo Furtado é CSO e sócio fundador da startup ZScore uma plataforma de relacionamento que oferece uma solução de rastreabilidade de ativos ambientais utilizando a tecnologia Blockchain. Presidente do conselho da World Resources Institute (WRI) Brasil. Membro do conselho da Conectas Direitos Humanos e membro do comitê de sustentabilidade e inovação da Duratex. Foi diretor executivo da Alana Foundation (2018 a março de 2020) e co-fundador da plataforma Believe.Earth. Membro fundador e atuou de 2016 a junho de 2018 como facilitador da Coalizão Brasil Clima Floresta e Agricultura, um fórum multistakeholder com representantes da academia, setor privado e sociedade civil para promover uma economia para o uso do solo sustentável, inclusiva e de baixo carbono. Engenheiro Químico por formação com mestrado em energias renováveis. Profissional com mais de 30 anos de experiência como ativista comprometido com o avanço da agenda da sustentabilidade e justiça social através da inovação e mobilização pública nas áreas de Clima, Energia e Uso da Terra. Lemann Fellow e membro do Yale World Fellow (2011). Diretor Executivo do Instituto Arapyaú (2013 a 2017) fundação familiar que promove sustentabilidade, justiça, educação e ativismo político. Diretor Executivo do Greenpeace Brasil (2008 a 2013). Diretor de campanhas no Greenpeace Brasil para Floresta, Clima&Energia e Poluição Industrial (2005 a 2008). Atuou no Greenpeace Internacional (1990 a 2005) como conselheiro para políticas públicas em clima, energia e poluição industrial; coordenou a campanha global (e anteriormente para a América Latina) pela promoção de tecnologias limpas e contra o comércio internacional de resíduos tóxicos. Antes de se juntar ao setor sem fins lucrativos trabalhou na Dow Chemicals na área de marketing e na Techinova como consultor em de inovação e tecnologia.

Marcella Fernanda Marçal dos Santos Membro do Comitê (Efetivo) 11/05/2021 20/04/2025

A Sra. Marcella é membro do Comitê de Sustentabilidade da Companhia e conta com experiência profissional no setor do agronegócio. É graduanda em Administração de Empresas no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC)

Ana Yang Membro do Comitê (Efetivo) 10/11/2022 20/04/2025

Ana Yang é a Diretora Executiva do Chatham House Sustainability Accelerator. Ana possui ampla experiência profissional relacionada à sustentabilidade e mudanças climáticas, embasada por vinte anos de experiência abrangendo o setor privado, financiamento do desenvolvimento, sociedade civil, filantropia e laboratório de ideias. Seus interesses atuais se concentram em entender como as finanças e a inovação podem possibilitar a transição para sustentabilidade profunda. Antes da Chatham House, Ana trabalhou na Children’s Investment Fund Foundation, onde liderou o fluxo de trabalho de uso da terra e finanças do Programa de Mudanças Climáticas. Entre 2005 e 2008, foi Diretora Executiva da Forest Stewardship Initiative do FSC Brasil e mais tarde integrou a equipe de Consultoria de Negócios Sustentáveis da International Finance Corporation (IFC), assessorando empresas e investidores em investimentos com impacto na Amazônia.

Ao longo de sua carreira, Ana desenvolveu um profundo entendimento de como gerenciar redes globais e processos multissetoriais complexos, com histórico de trabalho nos hemisférios Norte e Sul. Suas experiências lhe permitem navegar pelos diferentes contextos da economia política e pelo dilema de equilibrar a transição da sustentabilidade com os desafios da desigualdade social. Nascida e criada no Brasil, de descendência taiwanesa, e agora morando no Reino Unido, Ana é fluente em quatro idiomas (inglês, mandarim, português e espanhol) e é capaz de navegar pelas nuances culturais e aproveitar as oportunidades que surgem da diversidade.

Atualmente, ocupa dois cargos no conselho de filantropia, como especialista temática independente e como especialista em governança de organizações beneficentes, com experiência em transição e gestão organizacional. Ana é agora presidente do conselho do Instituto Clima e Sociedade (iCS), uma organização de doações sediada no Brasil, focada em mudanças climáticas e desenvolvimento social.

Ana é formada em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas e possui mestrado em Políticas Sociais e Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science.

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