Diretoria, Conselhos e Comitês

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada, responsável pela formulação e monitoramento para implantação das políticas gerais de negócios, incluindo a estratégia de longo prazo. O órgão é responsável, dentre outras atribuições, pela designação e supervisão da gestão dos Diretores além da contratação/destituição dos auditores independentes.

De acordo com o Estatuto Social da Marfrig, o Conselho de Administração da Companhia deve ser composto de no mínimo 05 (cinco) e, no máximo 11 (onze) membros, todos eleitos e destituíveis pela Assembleia Geral, com mandato unificado de 02 (dois) anos, permitida a reeleição.

De acordo com o Regulamento do Novo Mercado, no mínimo 20% dos membros do Conselho de Administração deverão ser Conselheiros Independentes. Os conselheiros deverão ainda subscrever, previamente à sua investidura no cargo, Termo de Anuência dos Administradores previsto no Regulamento do Novo Mercado.

Segue a composição atual do Conselho de Administração:

Nome Cargo Início do Mandato Término do Mandato
Marcos Antonio M. dos Santos Presidente do Conselho 26/04/2019 AGO de 2021

O Sr. Marcos Antonio Molina dos Santos é o presidente do Conselho de Administração da Companhia. O executivo acumula experiência de mais de 20 anos no setor de alimentos, tendo iniciado sua atividade profissional aos 16 anos de idade, quando abriu seu primeiro negócio: uma empresa distribuidora de alimentos. Desde a constituição da Marfrig, Marcos Molina atua de maneira ativa com clientes-chave da Companhia, estreitando relacionamentos comerciais de escopos nacional e internacional, os quais possibilitam o desenvolvimento e a evolução de processos industriais e de qualidade, visando a superar as expectativas frente ao cenário global. O Sr. Molina é, ainda, sócio e diretor presidente da MMS PARTICIPAÇÕES LTDA. que é controladora da Companhia.

Marcia A. P. Marçal dos Santos Conselheira 26/04/2019 AGO de 2021

A Sra. Marcia Aparecida Pascoal Marçal dos Santos é membro do Conselho de Administração da Companhia desde março de 2007. Ela acumula longa experiência na Marfrig, tendo sido responsável pela área financeira de 2000 a 2006 e pela equipe de auditoria interna de 2000 a 2006. Além disto, a Sra. Marçal dos Santos participa ativamente do Instituto Marfrig Fazer e Ser Feliz de Responsabilidade Social, como Diretora Presidente. A Sra. Marcia Aparecida Pascoal Marçal dos Santos é, ainda, sócia e diretora vice-presidente da MMS PARTICIPAÇÕES LTDA. que é controladora da Companhia.

Rodrigo Marçal Filho Conselheiro 26/04/2019 AGO de 2021

O Sr. Rodrigo Marçal Filho é membro do Conselho de Administração da Companhia desde março de 2007 e Diretor Estatutário da Companhia, eleito em 07/01/2014, com posse em 23/01/2014. Teve vida profissional vinculada ao ramo de agronegócios tendo atuado como administrador de fazendas até seu ingresso na Companhia. Ingressou na Companhia em maio de 2000, foi diretor de infraestrutura até se tornar o diretor responsável pela compra de gado e membro do Conselho de Administração.

Alain Emilie Henry Martinet Conselheiro 26/04/2019 AGO de 2021

O Sr. Alain Emile Henri Martinet é membro do Conselho de Administração da Companhia desde dezembro de 2009. O Sr. Alain Martinet, francês, atua há mais de 30 anos no setor de carnes, tendo sido gerente da área internacional do departamento de carnes da Louis Dreyfus Corporation USA (1978 a 1984). Foi gerente geral (1985 a 1991) e diretor comercial (1991 a 1992) do Frigorífico Rio – Platense. Atuou como diretor da SWIFT Argentina por cinco anos, desde 2001. Ingressou na Companhia em outubro de 2006, tendo já atuado como diretor responsável pelas operações na Argentina, das empresas “Tradings” e dos Estados Unidos da América do Grupo Marfrig.

Antonio Maciel Neto Conselheiro Independente 26/04/2019 AGO de 2021

Sr. Antonio dos Santos Maciel Neto é membro independente do Conselho de Administração da Companhia desde maio de 2007 e atualmente é empresário dos setores da pecuária, biotecnologia e educação executiva. Foi Presidente do Grupo CAOA de 2013 a 2017, da Suzano Papel e Celulose de 2006 a 2012, da Ford do Brasil e da América do Sul e também Vice Presidente Corporativo da Ford (1999 a maio de 2006). Atuou ainda na presidência do Grupo Itamarati (1997 a 1999) e da CECRISA – Revestimentos Cerâmicos (1993 a 1997). Entre 1990 e 1993, ocupou diversos cargos no Governo Federal, em Brasília, tendo exercido no Ministério da Economia as funções de Diretor Adjunto do Departamento de Indústria e Comércio e de Secretário Nacional de Economia Adjunto. Quando da criação do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, exerceu por oito meses a função de Secretário Executivo (Vice Ministro). Nesses três anos Maciel foi o coordenador técnico do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade – PBQP. Iniciou sua carreira profissional na Petrobrás em 1980, onde trabalhou durante 10 anos. Foi Conselheiro de diversas empresas, entre elas Archer Daniels Midland Company (ADM) e Suzano Papel e Celulose. Atualmente, é também Conselheiro da Execution – Agência de Propaganda. O Sr. Maciel Neto graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ em 1979.

Roberto Silva Waack Conselheiro Independente 26/04/2019 AGO de 2021

O Sr. Roberto Silva Waack é Diretor Presidente da Fundação Renova, entidade criada para gerir as atividades de reparação do rompimento da Barragem de Fundão (Mariana). Fundador, acionista, ex-CEO e subsequentemente presidente do Conselho de Administração da Amata S.A. (www.amatabrasil.com.br), empresa florestal com atuação em manejo e plantio de espécies nativas e exóticas. Longa experiência como executivo de empresas nacionais e multinacionais nas áreas farmacêutica e florestal, como diretor geral e concentração nas áreas de tecnologia, marketing e planejamento. Como empreendedor, engajamento direto em private placement e estabelecimento de estruturas de gestão e governança. Participação ativa em conselhos de organizações como Wisewood (plásticos reciclados), CHS Agroindustrial (trading de grãos), GRI – Global Reporting Initiative, FSC – Forest Stewardship Council, IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Instituto Ethos, Funbio – Fundo Brasileiro de Biodiversidade, ISE-Bovespa e WWF. Engajamento direto em movimentos ambientais e sociais desde a década de 80, sempre interagindo na interface entre o setor privado e ONGs. Biólogo (IB-USP) e Mestre em Administração de Empresas (FEA-USP). O Sr. Roberto fez parte dos seguintes órgãos: Amata S.A. (Presidente do Conselho 2013-2015); CHS Agronegócio Ltda. (Conselho Consultivo 2014-2016); IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (Conselheiro 2014-2016); GRI – Global Reporting Initiative  (Conselheiro 2010-2016); Instituto Ethos – (Conselheiro 2013-2016); WWF Brasil (Conselheiro e Presidente do Conselho 2014-2016); Instituto Ipê (Conselheiro 2012-2016); ISE BOVESPA (Conselho Consultivo 2014-2106); EPC/FGV – Enterprises for Climate Initiative (Advisory Board 2011-2016); RAM Rede Amigos da Amazônia (Conselho Consultivo 2008-2014); FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade  – (Conselheiro 2009-2014); FSC – Forest Stewardship Council – ( Conselheiro 2006-2012. Presidente do Conselho 2008 to 2010); Steering Committee of The Amazon Alternative – IDH The Sustainable Trade Initiative – Holland (2011-2014); ARES – Instituto para a Agricultura Sustentável (Presidente do Conselho 2007-2011); Global Campaign for Climate Action – Brazilian Section (Conselho Consultivo 2009-2010); Grupo Orsa Holding   (Conselheiro 2005 – 2006); CRIA – Centro de Referencia para informação Ambiental (Conselheiro 2005-2011); FSC – Forest Stewardship Council Brazilian Initiative (Conselheiro 2005 –2007); Ybios, joint venture da Orsa, Natura e Centroflora com atuação em P&D pra produtos derivados da biodiversidade (fundador e Conselheiro 2004 a 2006); Plantations Review Group at FSC – Forest Stewardship Council  (2004 – 2005);FIA/USP –Fundação Instituto de Administração da Faculdade de Administração e Economia da Universidade de São Paulo. (Conselheiro 2003 – 2006); PENSA Programa de Agribusiness da FEA-USP (Conselho Consultivo 2001 -2006).

Herculano Anibal Conselheiro Independente 26/04/2019 AGO de 2021

O Sr. Herculano Aníbal Alves, 66 anos é Mestre em Finanças e Investimentos e Pós-graduação em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas e Economista pela PUC. Sua formação inclui ainda educação executiva em Risco, Compliance e Governança pela Risk University da KPMG. Qualificado como Gestor de Carteiras pela CVM e Certificação Profissional pela Anbima – CGA. Trabalhou no mercado financeiro, como diretor de investimentos, gestor de Renda Variável e analista de crédito: na BRAM – Bradesco Asset Management, no ABN AMRO, no Unibanco e Banco Bozzano Simonsen e na área administrativa e financeira na Empresa de Onibus Vila Carrão. Nos três primeiros, era membro dos Comitês de Crédito e de Investimentos e do mensal da BRAM com o Banco Bradesco. Conselheiro de Administração da Tim Brasil (2015 – atual) e da Marfrig Brasil Foods (2015 – nov16). Conselheiro fiscal da Cielo (2015 – atual), da Grendene (2015 – atual), do Grupo Fleury e da Ecorodovias (2018 – atual), da Gerdau (2017/18), do Fundo de Private Equity de Tecnologia da GP (2001- 05), do Fundo de Valor e Liquidez da Bradesco Templeton (1998 -01) e Suplente no Fundo de Private Equity da 2Bcapital (2013-jan19). Sócio da Araxá Investimentos de 2015/16 e da Barigui Gestão de Recursos de (nov/16 – atual). Membro do Comitê de Auditoria Estatutário da Tim Brasil, presidente do Comitê de Riscos e Especialista financeiro. Participa de diversas associações sendo Conselheiro do CAF – Comitê de Aquisições e Fusões (2015/18), do CSA – Conselho de Supervisão do Analista (2016 – atual), da AMEC – Associação dos Investidores do Mercado de Capitais (2011 – 16), Presidente do Comitê de Fundos de Ações da Anbima (2012 -16) e Conselheiro e Diretor Técnico da Abamec (atual Apimec 1988 – 92). Participação como palestrante em eventos da Apimec, do Investidor Profissional e do Info Money. Entrevistas para a Bloomberg TV e para os jornais: Valor, Estadão, Folha de São Paulo e o Globo, para revistas: Exame, Istoé Dinheiro e diversos sites.

Roberto Faldini Conselheiro Independente 26/04/2019 AGO de 2021

O Sr Roberto Faldini, 69 anos, é formado em administração de empresas pela EAESP – FGV (1972), com especialização em Gestão Avançada pela Fundação Dom Cabral e pelo INSEAD – Fontainebleau, França (1991), especialização em Empreendedorismo pela Babson College – Boston (2004) e especialização em Governança Corporativa – Corporate Governance Board Leadership – TOT (Training of Trainers) pela IFC e IBGC . Foi co-fundador do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (1995), entidade brasileira dedicada à promoção e a disseminação dos princípios da Governança Corporativa no Brasil e é membro associado do IBEF (Instituto Brasileiro dos Executivos Financeiros)  e do FBN – Family Business Network no Brasil. Foi diretor executivo, acionista e membro do Conselho de Administração da Metal Leve S.A. empresa produtora de autopeças, tendo ocupado o cargo de diretor financeiro e de relações com investidores de 1980 a 1992 e membro do Conselho de Administração de 1993 a 1996. Foi Presidente da CVM em 1992. Foi coordenador em São Paulo do Núcleo da Empresa Familiar – PDA, da Fundação Dom Cabral (2002 a 2007). No decorrer de sua carreira, foi Conselheiro independente nos Conselhos de Administração ou Consultivo de diversas sociedades, dentre elas: a) Bovespa – Bolsa de Valores de São Paulo; b) CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz S.A.; c) KlickNet S.A.; d) Inpar S.A. ; e) Sadia S.A./BRF S.A: f) Grupo Everest de Hotéis; g) EMIBRA Indústria de Embalagens Gráficas Ltda. É árbitro da Câmara de Arbitragem do Mercado – CAM da B3. Atualmente é membro do Conselho de Administração da: a) VULCABRAS|AZALEIA S.A. (desde 2011); b) Banco BMG S.A. (desde 2013); d) Metalúrgica Golin SA (Presidente do Conselho) desde abril 2016 ;e  e) Marfrig Global Foods desde dez 2016.

Diretoria Executiva

Os Diretores da Marfrig são seus representantes legais, responsáveis, principalmente, pela sua administração cotidiana e pela implantação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração.

Os Diretores são eleitos pelo Conselho de Administração da Companhia com mandato de três anos, permitida a reeleição e podendo, a qualquer tempo, serem por ele destituídos.

Estatuto Social da Marfrig dispõe que a Diretoria será composta de, no mínimo, dois membros, e no máximo, sete membros. De acordo com as regras do Novo Mercado, os diretores deverão subscrever previamente à sua investidura no cargo, Termo de Anuência dos Administradores previsto no Regulamento do Novo Mercado.

Nome Cargo Início do Mandato Término do Mandato
Miguel Gularte Diretor Presidente 16/03/2020 3 anos

O Sr. Miguel Gularte, 61 anos, está na Marfrig desde 2018 como CEO da operação da América do Sul. Médico veterinário de formação e tem um histórico profissional de quase 40 anos no setor de carne bovina. Iniciou sua carreira na Cooperativa Industrial de Carnes e Derivados (Cicade), foi presidente do frigorífico uruguaio PUL, vice-presidente internacional do Minerva e presidente da JBS Mercosul.

O Sr. Miguel de Souza Gularte não sofreu, nos últimos cinco anos qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Heraldo Geres Diretor Jurídico 16/03/2020 3 anos

O Sr. Geres é o Diretor Jurídico Estatutário e VP Jurídico da Companhia, formado em direito, advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil desde 1994, pós graduado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, cursou Administração de Empresas também na PUC-SP, foi mestrando em Direito Político e Econômico na Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui Certificate inGlobal Business Administration pela Thunderbird School of Business (EUA).

Rodrigo Marçal Filho Diretor sem Designação Específica 16/03/2020 3 anos

O Sr. Rodrigo Marçal Filho é membro do Conselho de Administração da Companhia desde março de 2007 e Diretor Estatutário da Companhia, eleito em 07/01/2014, com posse em 23/01/2014. Teve vida profissional vinculada ao ramo de agronegócios tendo atuado como administrador de fazendas até seu ingresso na Companhia. Ingressou na Companhia em maio de 2000, foi diretor de infraestrutura até se tornar o diretor responsável pela compra de gado e membro do Conselho de Administração.

Tang David Diretor Financeiro e DRI 16/03/2020 3 anos

O Sr. Tang David, 50 anos, está na Marfrig desde 2007 e ocupou cargos como Diretor de Controladoria, Diretor de Auditoria Interna e Diretor Estatutário sem Designação Específica da Companhia. Atuou por 11 anos (desde 1991) na Tesouraria da Asea Brown Boveri – ABB Brasil, último cargo como Diretor Executivo do Banco ABB S.A. (braço financeiro da ABB Brasil). Trabalhou por 04 anos (entre 2002 e 2006) na Tesouraria da JBS Friboi, último cargo como Controller da Divisão In-Natura.

O Sr. Tang não sofreu, nos últimos cinco anos qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade.

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o conselho fiscal é um órgão societário independente da administração e dos auditores externos. O conselho fiscal funciona, em conformidade com o Estatuto Social da Companhia e de acordo com as melhores práticas de governança corporativa, de forma permanente.

As principais responsabilidades do conselho fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações exige que os membros do conselho fiscal recebam remuneração de, no mínimo, 10% do valor médio pago anualmente aos diretores da companhia. A Lei das Sociedades por Ações também exige que o Conselho Fiscal seja composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros e seus respectivos suplentes.

Atualmente o Conselho Fiscal da Companhia é formado por três membros efetivos e três membros suplentes, com mandato de um ano, sendo permitida a reeleição.

Nome Cargo Início do Mandato Término do Mandato
Eduardo Pocetti Conselheiro Titular 30/03/2020 AGO de 2021

O Sr. Eduardo Pocetti é membro titular do Conselho Fiscal da Marfrig Global Foods S.A. desde abril de 2014. Contador, possui MBA em Administração de Empresas pela FGV e atualmente é Presidente do Conselho de Administração do IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil. Foi sócio da KPMG Auditores Independentes e contempla 30 anos de experiência em empresas de auditoria. De 2004 a 2011, foi Presidente da BDO RCS Auditores Independentes S/A, onde representava o nome da BDO Brasil para todas as firmas-membros da rede internacional BDO. Possui vasta experiência em finanças, contabilidade, auditoria independente, planejamento econômico-financeiro e coordenação do nível de gerência e diretoria em diversas empresas de grande porte, nacionais e multinacionais do setor industrial e financeiro. Sócio-lider de várias transações de IPOs e projetos especiais de corporate finance para compra e venda de empresas. O Sr. Pocetti também é membro do Conselho de Administração da companhia aberta Mahle Metal Leve S.A e membro do Conselho Fiscal do CIEE – Centro de Integração Empresa Escola.

Ricardo Florence dos Santos Conselheiro Titular 30/03/2020 AGO de 2021

O Sr. Ricardo Florence dos Santos, 65 anos, atua como membro independente do Conselho de Administração da Movida Aluguel de Carros S.A. desde 2016 e como membro do Conselho Fiscal da CPFL Energia desde 2017. Acumula na MOVIDA os comitês de Auditoria e Financeiro. Atuou como Vice-Presidente de Finanças (CFO) da Marfrig Global Foods S.A entre 2013 e 2016 e como Diretor Estatutário de Relações com Investidores entre 2007 e 2014. Engenheiro químico formado pela Escola Politécnica da USP e em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, tem MBA em Estratégia e Finanças pelo IBMEC-SP. Atuou anteriormente no Grupo Pão de Açúcar por 16 anos (1984-2000) em diversos cargos como Diretor de Planejamento Estratégico, Financeiro e Diretor Estatutário de Relações com Investidores. Foi também responsável pelas áreas de RI da UOL Inc. (Grupo Folha de São Paulo – 2000/2001) e Brasil Telecom (2005-2007). Atuou em diversos processos de abertura de capital, fusões, aquisições e vendas de ativos nas empresas em que trabalhou. Participou dos Conselhos de Administração do Grupo Pão de Açúcar (1995-1999), UOL – Grupo Folha (2001) e IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (1998-2001 e 2014-2019), onde também foi presidente-executivo de 2010 a 2013 e do Conselho Consultivo da Dentalcorp S.A. (2002 a 2006).

O Sr. Florence não sofreu, nos últimos cinco anos qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Axel Brod Conselheiro Titular 30/03/2020 AGO de 2021

O Sr. Axel Erhard Brod é graduado em Administração de Empresas pela Universität des Saarlandes em Saarbrücken na Alemanha e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), com mestrado em Finanças pela PUC-RJ. Atualmente é Sócio-Diretor da ABZ Assessoria e Consultoria Empresarial. É membro do Conselho Fiscal das seguintes companhias: Mahle Metal Leve S.A., Metalúrgica Gerdau S.A., Santos Brasil S.A. e A.W. Faber Castell S.A. De 1999 a 2010 atuou no Grupo MAHLE exercendo diversas funções, entre as quais em equipes de gestão no Grupo MAHLE global; como membro e Presidente de diversos conselhos de administração em “joint ventures” e empresas do Grupo; e na MAHLE Metal Leve S.A. como Diretor Administrativo-Financeiro e de Relações com Investidores entre 1999 a 2010, sendo que de 2004 a 2010 exerceu também a função de Diretor Vice Presidente da Companhia. De 1990 a 1998 exerceu funções no Grupo Thyssen na divisão de comércio e serviços, tendo atuado como Diretor Administrativo-Financeiro do Grupo na América do Sul. De 1984 a 1989 atuou na KPMG Auditores Independentes como gerente de auditoria da German Desk da filial no Rio de Janeiro.

 

Ely Carlos Perez Conselheiro Suplente 26/04/2019 AGO de 2020

a. Ely Carlos Perez é contador graduado pela Universidade São Marcos e conta com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Sua experiência profissional foi desenvolvida na área Financeira, Contábil e Processos Gerenciais, sendo os últimos 17 anos como consultor de negócios e processos para implantação de Sistemas de Informações Gerencias (Enterprise Resource Planning – ERP). As atividades desenvolvidas nesse período foram focadas em levantamentos dos processos utilizados, adequação de processos ao sistema, implantação de ERP, treinamento e acompanhamento dos processos pós-implantação. Trabalhou por mais de 10 anos na empresa Datasul S.A.

José Osvaldo Bozzo Conselheiro Suplente 30/03/2020 AGO de 2021

O Sr. José Osvaldo Bozzo, 54 anos, é graduado em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto, atua há mais de 30 anos como consultor tributarista, tendo forte especialização em Agronegócios e participação em projetos de consultoria tributária e de apoio à auditoria de diversas empresas Produtoras de Etanol e Açúcar no Brasil, se tornando um dos responsáveis Consultores em grandes aquisições. Iniciou sua carreira em 1989 na PriceWaterhouseCoopers, em Ribeirão Preto, atuando como consultor de tributos até 1997, tornando-se em 1998 Gerente na antiga Trevisan Auditores (atual BDO), na área de TAX, Diretor e, posteriormente, Sócio em 2007. Permaneceu como Sócio da KPMG, após a compra da BDO Brasil até dezembro de 2012. Atuou como Sócio e consultor de tributos na MJC Consultores e Auditores de Ribeirão Preto no até dezembro de 2018, e atualmente atua na Jbozzo Consultores prestando consultoria especializada nas áreas Contábil, Tributária, Societária, Trabalhista e Previdenciária para empresas de diversas atividades. Além de consultor foi professor de planejamento tributário na USP – MBA. Participou em Portugal, de trabalhos relacionados à Revisão de Asseguração de Qualidade de Serviços Tributários e no Chile na XIV Reunião Anual de sócios da BDO dos países da América Latina. Possui também diversos artigos publicados em revistas, jornais e sites abordando questões tributárias e jurídicas de interesse do agronegócio.

O Sr. José Osvaldo Bozzo não sofreu, nos últimos cinco anos qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Christiano Burmeister Conselheiro Suplente 26/04/2019 AGO de 2020

O Sr. Christiano Ernesto Burmeister é Administrador de Empresas graduado pela Universidade Mackenzie em 1975, é também Engenheiro Eletrônico graduado pela Universidade Mackenzie em 1971. Atua na GBS Consultoria: Governança Corporativa e Coaching desde 2010. Atuou na BASF S.A. de 1975 a 2003, ocupando diversos cargos nesse período, tendo o ultimo cargo como Vice – Presidente da BASF America do Sul. É membro do Conselho Fiscal da Associação Beneficente Mahle: desde Abril 2009; membro do COSAG, Conselho Superior da Agricultura do FIESP, a convite do Ministro Roberto Rodrigues, então Presidente do COSAG: desde Novembro 2009; ex-membro do Conselho Diretor da ANDEF – Associação Nacional de Defesa Vegetal (1987 a 1989, 1993 a 1997, e 2006 a 2010); ex-membro do Conselho Consultivo do SINDAG – Sindicato Nacional de Defensivos Agrícolas (2006 a 2010) e ex-membro do Conselho da Câmara de Comércio-Indústria Brasil-Alemanha (Janeiro 2005 a Março 2006 – representando a TASA).

Comitês do Conselho

A Companhia, além de atender as exigências dispostas no regulamento do Novo Mercado da BM&FBOVESPA, segue princípios de governança corporativa que se baseiam nas melhores práticas em relação à transparência, prestação de contas e equidade no tratamento dispensado a todos seus acionistas.

Comitê de Auditoria Estatuário

Tem como finalidade assessorar o Conselho de Administração no cumprimento de suas responsabilidades relativas à análise e divulgação das demonstrações financeiras, ao desenvolvimento de controles internos e à fiscalização e coordenação dos trabalhos das auditorias interna e externa da Companhia, especialmente nas questões relativas a contabilidade, controles financeiros internos e demais controles de observância legal.

Nome Cargo Início do Mandato Término do Mandato
Antonio dos Santos Maciel Neto Coordenador do Comitê 29/11/2019 AGO de 2021

Sr. Antonio dos Santos Maciel Neto é membro independente do Conselho de Administração da Companhia desde maio de 2007 e atualmente é empresário dos setores da pecuária, biotecnologia e educação executiva. Foi Presidente do Grupo CAOA de 2013 a 2017, da Suzano Papel e Celulose de 2006 a 2012, da Ford do Brasil e da América do Sul e também Vice-Presidente Corporativo da Ford (1999 a maio de 2006). Atuou ainda na presidência do Grupo Itamarati (1997 a 1999) e da CECRISA – Revestimentos Cerâmicos (1993 a 1997). Entre 1990 e 1993, ocupou diversos cargos no Governo Federal, em Brasília, tendo exercido no Ministério da Economia as funções de Diretor Adjunto do Departamento de Indústria e Comércio e de Secretário Nacional de Economia Adjunto. Quando da criação do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, exerceu por oito meses a função de Secretário Executivo (Vice-Ministro). Nesses três anos Maciel foi o coordenador técnico do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade – PBQP. Iniciou sua carreira profissional na Petrobrás em 1980, onde trabalhou durante 10 anos. Foi Conselheiro de diversas empresas, entre elas Archer Daniels Midland Company (ADM) e Suzano Papel e Celulose. Atualmente, é também Conselheiro da Execution – Agência de Propaganda. O Sr. Maciel Neto graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ em 1979.

 

José Mauro Depes Lorga Membro do Comitê (Efetivo) 29/11/2019 AGO de 2021

Sr. José Mauro Depes Lorga é membro do Comitê de Auditoria da Movida S.A., diretor voluntário e membro do Conselho Fiscal da Junior Achievement (ONG de Empreendedorismo) e professor Convidado da Fundação Dom Cabral – FDC. Atualmente é Diretor de Operações – COO da Fundação do Câncer e Hospital Fundação do Câncer. Foi Diretor Presidente (CEO) da Brasil Gourmet Indústria e Comércio de Alimentos de 2014 a 2015, Diretor Executivo (CFO) na empresa GiraMais – Holding Grupo Giraffas de 2012 a 2014, Diretor (CFO) na empresa Casa Saba S.A. (México) de 2011 a 2012. Foi também Diretor (COO) no Grupo Umbria (Spoleto, Dominos Pizza e Koni Store) de 2009 a 2011, Diretor (CFO) no Grupo Outback & Starbucks de 2007 a 2009 e Gerente de Produtos para América Latina, no Bank of America (Miami/Estados Unidos) de 2001 a 2006, além de ter sido gerente de finanças e real estate do McDonald’s. O Sr. José Mauro graduou-se em Economia pelo Instituto Bennett – Rio de Janeiro em 1984, tem formação em MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC – Rio de Janeiro em 1987 e participou em 2018 do Disney Institute Leadership Program – abril 2018.

Lúcio Abrahão Monteiro Bastos Membro do Comitê (Efetivo) 29/11/2019 AGO de 2021

Sr. Lúcio Bastos é sócio e COO do grupo Delta Energia desde maio de 2019, tendo atuando por mais de 26 anos em empresas de auditoria e consultoria. Foi sócio da KPMG Brasil até abril de 2019 com foco especialmente em consultoria tributária, trabalhista e previdenciária onde coordenou a área de Tributos Indiretos e Alfandegários. Atuou como Sócio Líder Latam em Consultoria na BDO Brasil por vários anos até a aquisição em 2008 pela KPMG. Com formação Superior em Direito pela FMU e MBA em Gestão Empresarial pela Trevisan Escola de Negócios também atua como conselheiro no Conselho de Ética da ANFAC – Associação Nacional de Fomento Comercial. Como consultor, prestou serviços para diversas empresas nacionais e internacionais em diferentes áreas, como due diligence, acquisition review, consultor de tributos e negócios além de representar clientes nas cortes administrativas e judiciais. Na área de treinamento, ministrou cursos sobre imposto de renda e contribuição social, tributação na produção e circulação de mercadorias, gestão tributária, rotinas trabalhistas e previdenciárias, com artigos publicados em diversos periódicos e jornais. Participou de diversos cursos e palestras para aperfeiçoamento profissional de âmbito nacional e internacional. Colaborou com diversos artigos e publicações em revistas e jornais no Brasil. O Sr. Lucio não sofreu, nos últimos cinco anos qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Comitê de Remuneração, Governança Corporativa e Recursos Humanos

Tem como atribuição subsidiar a tomada das decisões relativas às estratégias, políticas e normas internas em recursos humanos, incluindo a fixação da remuneração e dos benefícios oferecidos aos administradores, colaboradores e prestadores de serviços. Apoia também a operacionalização de processos e o controle e desenvolvimento das práticas de governança corporativa.

Nome Cargo Início do Mandato Término do Mandato
Antonio dos Santos Maciel Neto Coordenador do Comitê 29/11/2019 AGO de 2021

Sr. Antonio dos Santos Maciel Neto é membro independente do Conselho de Administração da Companhia desde maio de 2007 e atualmente é empresário dos setores da pecuária, biotecnologia e educação executiva. Foi Presidente do Grupo CAOA de 2013 a 2017, da Suzano Papel e Celulose de 2006 a 2012, da Ford do Brasil e da América do Sul e também Vice-Presidente Corporativo da Ford (1999 a maio de 2006). Atuou ainda na presidência do Grupo Itamarati (1997 a 1999) e da CECRISA – Revestimentos Cerâmicos (1993 a 1997). Entre 1990 e 1993, ocupou diversos cargos no Governo Federal, em Brasília, tendo exercido no Ministério da Economia as funções de Diretor Adjunto do Departamento de Indústria e Comércio e de Secretário Nacional de Economia Adjunto. Quando da criação do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, exerceu por oito meses a função de Secretário Executivo (Vice-Ministro). Nesses três anos Maciel foi o coordenador técnico do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade – PBQP. Iniciou sua carreira profissional na Petrobrás em 1980, onde trabalhou durante 10 anos. Foi Conselheiro de diversas empresas, entre elas Archer Daniels Midland Company (ADM) e Suzano Papel e Celulose. Atualmente, é também Conselheiro da Execution – Agência de Propaganda. O Sr. Maciel Neto graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ em 1979.

Heraldo Geres Membro do Comitê (Efetivo) 18/05/2020 AGO de 2021

O Sr. Geres é o Diretor Jurídico Estatutário e VP Jurídico da Companhia, formado em direito, advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil desde 1994, pós graduado em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, cursou Administração de Empresas também na PUC-SP, foi mestrando em Direito Político e Econômico na Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui Certificate inGlobal Business Administration pela Thunderbird School of Business (EUA).

Roberto Faldini Membro do Comitê (Efetivo) 18/05/2019 AGO de 2021

O Sr Roberto Faldini, 69 anos, é formado em administração de empresas pela EAESP – FGV (1972), com especialização em Gestão Avançada pela Fundação Dom Cabral e pelo INSEAD – Fontainebleau, França (1991), especialização em Empreendedorismo pela Babson College – Boston (2004) e especialização em Governança Corporativa – Corporate Governance Board Leadership – TOT (Training of Trainers) pela IFC e IBGC . Foi co-fundador do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (1995), entidade brasileira dedicada à promoção e a disseminação dos princípios da Governança Corporativa no Brasil e é membro associado do IBEF (Instituto Brasileiro dos Executivos Financeiros)  e do FBN – Family Business Network no Brasil. Foi diretor executivo, acionista e membro do Conselho de Administração da Metal Leve S.A. empresa produtora de autopeças, tendo ocupado o cargo de diretor financeiro e de relações com investidores de 1980 a 1992 e membro do Conselho de Administração de 1993 a 1996. Foi Presidente da CVM em 1992. Foi coordenador em São Paulo do Núcleo da Empresa Familiar – PDA, da Fundação Dom Cabral (2002 a 2007). No decorrer de sua carreira, foi Conselheiro independente nos Conselhos de Administração ou Consultivo de diversas sociedades, dentre elas: a) Bovespa – Bolsa de Valores de São Paulo; b) CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz S.A.; c) KlickNet S.A.; d) Inpar S.A. ; e) Sadia S.A./BRF S.A: f) Grupo Everest de Hotéis; g) EMIBRA Indústria de Embalagens Gráficas Ltda. É árbitro da Câmara de Arbitragem do Mercado – CAM da B3. Atualmente é membro do Conselho de Administração da: a) VULCABRAS|AZALEIA S.A. (desde 2011); b) Banco BMG S.A. (desde 2013); d) Metalúrgica Golin SA (Presidente do Conselho) desde abril 2016 ;e  e) Marfrig Global Foods desde dez 2016.

Comitê Financeiro e de Gestão de Riscos

Responsável por examinar periodicamente os planos de investimento e financiamento e seus impactos sobre a estrutura de capital da Companhia e por monitorar a manutenção das estruturas de liquidez e capital predeterminadas.

Nome Cargo Início do Mandato Término do Mandato
Marcia Aparecida Pascoal Marçal dos Santos Coordenadora do Comitê 18/05/2019 AGO de 2021

A Sra. Marcia Aparecida Pascoal Marçal dos Santos é membro do Conselho de Administração da Companhia desde março de 2007. Ela acumula longa experiência na Marfrig, tendo sido responsável pela área financeira de 2000 a 2006 e pela equipe de auditoria interna de 2000 a 2006. Além disto, a Sra. Marçal dos Santos participa ativamente do Instituto Marfrig Fazer e Ser Feliz de Responsabilidade Social, como Diretora Presidente. A Sra. Marcia Aparecida Pascoal Marçal dos Santos é, ainda, sócia e diretora vice-presidente da MMS PARTICIPAÇÕES LTDA. que é controladora da Companhia.

Herculano Aníbal Alves Membro do Comitê (Efetivo) 18/05/2020 AGO de 2021

O Sr. Herculano Aníbal Alves, é Mestre em Finanças e Investimentos e Pós-graduação em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas e Economista pela PUC. Sua formação inclui ainda educação executiva em Risco, Compliance e Governança pela Risk University da KPMG. Qualificado como Gestor de Carteiras pela CVM e Certificação Profissional pela Anbima – CGA. Trabalhou no mercado financeiro, como diretor de investimentos, gestor de Renda Variável e analista de crédito: na BRAM – Bradesco Asset Management, no ABN AMRO, no Unibanco e Banco Bozzano Simonsen e na área administrativa e financeira na Empresa de Onibus Vila Carrão. Nos três primeiros, era membro dos Comitês de Crédito e de Investimentos e do mensal da BRAM com o Banco Bradesco. Conselheiro de Administração da Tim Brasil (2015 – atual) e da Marfrig Brasil Foods (2015 – nov16). Conselheiro fiscal da Cielo (2015 – atual), da Grendene (2015 – atual), do Grupo Fleury e da Ecorodovias (2018 – atual), da Gerdau (2017/18), do Fundo de Private Equity de Tecnologia da GP (2001- 05), do Fundo de Valor e Liquidez da Bradesco Templeton (1998 -01) e Suplente no Fundo de Private Equity da 2Bcapital (2013-jan19). Sócio da Araxá Investimentos de 2015/16 e da Barigui Gestão de Recursos de (nov/16 – atual). Membro do Comitê de Auditoria Estatutário da Tim Brasil, presidente do Comitê de Riscos e Especialista financeiro. Participa de diversas associações sendo Conselheiro do CAF – Comitê de Aquisições e Fusões (2015/18), do CSA – Conselho de Supervisão do Analista (2016 – atual), da AMEC – Associação dos Investidores do Mercado de Capitais (2011 – 16), Presidente do Comitê de Fundos de Ações da Anbima (2012 -16) e Conselheiro e Diretor Técnico da Abamec (atual Apimec 1988 – 92). Participação como palestrante em eventos da Apimec, do Investidor Profissional e do Info Money. Entrevistas para a Bloomberg TV e para os jornais: Valor, Estadão, Folha de São Paulo e o Globo, para revistas: Exame, Istoé Dinheiro e diversos sites.

Tang David Membro do Comitê (Efetivo) 18/05/2020 AGO de 2021

O Sr. Tang David, está na Marfrig desde 2007 e ocupou cargos como Diretor de Controladoria, Diretor de Auditoria Interna e Diretor Estatutário sem Designação Específica da Companhia. Atuou por 11 anos (desde 1991) na Tesouraria da Asea Brown Boveri – ABB Brasil, último cargo como Diretor Executivo do Banco ABB S.A. (braço financeiro da ABB Brasil). Trabalhou por 04 anos (entre 2002 e 2006) na Tesouraria da JBS Friboi, último cargo como Controller da Divisão In-Natura.

Comitê de Sustentabilidade

Funcionará como órgão de assessoramento ao conselho da companhia. A criação do comitê vai ao encontro de um dos pilares da companhia que é o respeito ao meio ambiente, ao bem-estar animal e a conservação de recursos.

Nome Cargo Início do Mandato Término do Mandato
Roberto Silva Waack Coordenador do Comitê 06/05/2019 AGO de 2021

O Sr. Roberto Silva Waack é Diretor Presidente da Fundação Renova, entidade criada para gerir as atividades de reparação do rompimento da Barragem de Fundão (Mariana). Fundador, acionista, ex-CEO e subsequentemente presidente do Conselho de Administração da Amata S.A. (www.amatabrasil.com.br), empresa florestal com atuação em manejo e plantio de espécies nativas e exóticas. Longa experiência como executivo de empresas nacionais e multinacionais nas áreas farmacêutica e florestal, como diretor geral e concentração nas áreas de tecnologia, marketing e planejamento. Como empreendedor, engajamento direto em private placement e estabelecimento de estruturas de gestão e governança. Participação ativa em conselhos de organizações como Wisewood (plásticos reciclados), CHS Agroindustrial (trading de grãos), GRI – Global Reporting Initiative, FSC – Forest Stewardship Council, IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Instituto Ethos, Funbio – Fundo Brasileiro de Biodiversidade, ISE-Bovespa e WWF. Engajamento direto em movimentos ambientais e sociais desde a década de 80, sempre interagindo na interface entre o setor privado e ONGs. Biólogo (IB-USP) e Mestre em Administração de Empresas (FEA-USP). O Sr. Roberto fez parte dos seguintes órgãos: Amata S.A. (Presidente do Conselho 2013-2015); CHS Agronegócio Ltda. (Conselho Consultivo 2014-2016); IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (Conselheiro 2014-2016); GRI – Global Reporting Initiative (Conselheiro 2010-2016); Instituto Ethos – (Conselheiro 2013-2016); WWF Brasil (Conselheiro e Presidente do Conselho 2014-2016); Instituto Ipê (Conselheiro 2012-2016); ISE BOVESPA (Conselho Consultivo 2014-2106); EPC/FGV – Enterprises for Climate Initiative (Advisory Board 2011-2016); RAM Rede Amigos da Amazônia (Conselho Consultivo 2008-2014); FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – (Conselheiro 2009-2014); FSC – Forest Stewardship Council – ( Conselheiro 2006-2012. Presidente do Conselho 2008 to 2010); Steering Committee of The Amazon Alternative – IDH The Sustainable Trade Initiative – Holland (2011-2014); ARES – Instituto para a Agricultura Sustentável (Presidente do Conselho 2007-2011); Global Campaign for Climate Action – Brazilian Section (Conselho Consultivo 2009-2010); Grupo Orsa Holding (Conselheiro 2005 – 2006); CRIA – Centro de Referencia para informação Ambiental (Conselheiro 2005-2011); FSC – Forest Stewardship Council Brazilian Initiative (Conselheiro 2005 –2007); Ybios, joint venture da Orsa, Natura e Centroflora com atuação em P&D pra produtos derivados da biodiversidade (fundador e Conselheiro 2004 a 2006); Plantations Review Group at FSC – Forest Stewardship Council (2004 – 2005);FIA/USP –Fundação Instituto de Administração da Faculdade de Administração e Economia da Universidade de São Paulo. (Conselheiro 2003 – 2006); PENSA Programa de Agribusiness da FEA-USP (Conselho Consultivo 2001 -2006).

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Paulo Pianez Junior Membro do Comitê (Efetivo) 06/05/2019 AGO de 2021

O Sr. Paulo é formado em Economia pela UNICAMP, pós-graduado em Qualidade e especializado em Retail Management pela Youngstown State University (EUA). Atuou mais de 10 anos como Diretor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Grupo Carrefour Brasil e anteriormente foi diretor da qualidade do BankBoston e Superintendente de Relações com Clientes do Banco Santander.

Daniela Mariuzzo Membro do Comitê (Efetivo) 06/05/2019 AGO de 2021

Daniela Mariuzzo é Diretora Regional do Programa de Paisagens da IDH na América Latina e Diretora Executiva do Conselho da IDH Brasil. Atua na agricultura há 20 anos com uma longa história de apoio a iniciativas socioambientais no campo. Antes de ingressar na IDH, atuou como Head de CSR do Rabobank International e da Monsanto Brasil. Ganhou vasta experiência em relações com órgãos governamentais, ONGs, instituições financeiras, bancos de desenvolvimento, empresas de manufatura, agricultores e entidades industriais. É referência nacional e internacional na estruturação de operações financeiras responsáveis. No setor de carne bovina Daniela presidiu o Conselho do Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), sendo uma das fundadoras da iniciativa em conjunto com a International Finance Corporation. Em 2010, Daniela apoiou a estruturação da Mesa Redonda Global de Carne Responsável (GRSB) originada nos EUA. Enquanto esteve no Rabobank, trabalhou nos escritórios internacionais, incluindo Indonésia, China, Austrália, Índia, Cingapura, bem como EUA, México e países da América do Sul. Representou o setor financeiro nas seguintes iniciativas: The United Nation Environment Program Financial Initiative, UNEP FI nas Reuniões Gerais Anuais Globais e na Força-Tarefa Regional para a América Latina; Membro do Conselho de Stakeholders da Aliança ISEAL; Membro do Comitê de Sustentabilidade da Monsanto Brasil e Membro do Conselho Executivo da RTRS, Mesa Redonda sobre Soja Responsável. É formada como Engenheira de Alimentos (Universidade de Campinas, Unicamp). Além disso, estudou gestão ambiental em Hamburgo, Alemanha e obteve seu PhD em biorremediação, em uma pesquisa conjunta na Universidade de Barcelona, Espanha.

Alain Emile Henri Martinet Membro do Comitê (Efetivo) 06/05/2019 AGO de 2021

O Sr. Alain Emile Henri Martinet é membro do Conselho de Administração da Companhia desde dezembro de 2009. O Sr. Alain Martinet, francês, atua há mais de 30 anos no setor de carnes, tendo sido gerente da área internacional do departamento de carnes da Louis Dreyfus Corporation USA (1978 a 1984). Foi gerente geral (1985 a 1991) e diretor comercial (1991 a 1992) do Frigorífico Rio – Platense. Atuou como diretor da SWIFT Argentina por cinco anos, desde 2001. Ingressou na Companhia em outubro de 2006, tendo já atuado como diretor responsável pelas operações na Argentina, das empresas “Tradings” e dos Estados Unidos da América do Grupo Marfrig.

Marcelo de Camargo Furtado Membro do Comitê (Efetivo) 22/06/2020 AGO de 2021

Marcelo Furtado é CSO e sócio fundador da startup ZScore uma plataforma de relacionamento que oferece uma solução de rastreabilidade de ativos ambientais utilizando a tecnologia Blockchain. Presidente do conselho da World Resources Institute (WRI) Brasil. Membro do conselho da Conectas Direitos Humanos e membro do comitê de sustentabilidade e inovação da Duratex. Foi diretor executivo da Alana Foundation (2018 a março de 2020) e co-fundador da plataforma Believe.Earth. Membro fundador e atuou de 2016 a junho de 2018 como facilitador da Coalizão Brasil Clima Floresta e Agricultura, um fórum multistakeholder com representantes da academia, setor privado e sociedade civil para promover uma economia para o uso do solo sustentável, inclusiva e de baixo carbono. Engenheiro Químico por formação com mestrado em energias renováveis. Profissional com mais de 30 anos de experiência como ativista comprometido com o avanço da agenda da sustentabilidade e justiça social através da inovação e mobilização pública nas áreas de Clima, Energia e Uso da Terra. Lemann Fellow e membro do Yale World Fellow (2011). Diretor Executivo do Instituto Arapyaú (2013 a 2017) fundação familiar que promove sustentabilidade, justiça, educação e ativismo político. Diretor Executivo do Greenpeace Brasil (2008 a 2013). Diretor de campanhas no Greenpeace Brasil para Floresta, Clima&Energia e Poluição Industrial (2005 a 2008). Atuou no Greenpeace Internacional (1990 a 2005) como conselheiro para políticas públicas em clima, energia e poluição industrial; coordenou a campanha global (e anteriormente para a América Latina) pela promoção de tecnologias limpas e contra o comércio internacional de resíduos tóxicos. Antes de se juntar ao setor sem fins lucrativos trabalhou na Dow Chemicals na área de marketing e na Techinova como consultor em de inovação e tecnologia.