0
Cesta de Downloads Baixar Agora
Menu Interno

Diretoria, Conselhos e Comitês


Conselho de Administração

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada, responsável pela formulação e monitoramento para implantação das políticas gerais de negócios, incluindo a estratégia de longo prazo. O órgão é responsável, dentre outras atribuições, pela designação e supervisão da gestão dos Diretores além da contratação/destituição dos auditores independentes.

De acordo com o Estatuto Social da Marfrig, o Conselho de Administração da Companhia deve ser composto de no mínimo 05 (cinco) e, no máximo11 (onze) membros, todos eleitos e destituíveis pela Assembleia Geral, com mandato unificado de 02 (dois) anos, permitida a reeleição.

De acordo com o Regulamento do Novo Mercado, no mínimo 20% dos membros do Conselho de Administração deverão ser Conselheiros Independentes. Os conselheiros deverão ainda subscrever, previamente à sua investidura no cargo, Termo de Anuência dos Administradores previsto no Regulamento do Novo Mercado.

Segue a composição atual do Conselho de Administração:

Membros do Conselho de Administração Cargo Data de eleição Término do mandato Visualizar Currículos
Marcos Antonio M. dos Santos Presidente do Conselho  26/04/2019 AGO de 2021  
Marcia A. P. Marçal dos Santos Conselheira 26/04/2019 AGO de 2021  
Rodrigo Marçal Filho Conselheiro 26/04/2019 AGO de 2021  
Alain Emilie Henry Martinet Conselheiro 26/04/2019 AGO de 2021  
Antonio Maciel Neto Conselheiro Independente 26/04/2019 AGO de 2021  
Roberto Silva Waack Conselheiro Independente 26/04/2019 AGO de 2021  
Herculano Anibal Conselheiro Independente 26/04/2019 AGO de 2021  
Roberto Faldini Conselheiro Independente 26/04/2019 AGO de 2021  

Marcos Antonio Molina dos Santos

O Sr. Molina dos Santos é o presidente do Conselho de Administração. Ele acumula longa experiência no setor em que a Marfrig atua, tendo iniciado sua atividade profissional aos 16 anos de idade, quando abriu seu primeiro negócio. Desde a constituição da companhia, até o início de 2014, o Sr. Marcos Molina atuou como seu diretor presidente.

Ernesto Lozardo

Ernesto Lozardo é formado em administração de empresas pela Banco e Finanças pela New York University, possui mestrado em Administração de Empresas pela mesma universidade e em Economia pela Columbia University, EUA. O Sr. Ernesto é membro do Conselho de Administração da Fibria Celulose S.A. desde setembro de 2016. Desde junho de 2016, o Sr. Ernesto Lozardo é Presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA (fundação pública federal que atua com atividades de pesquisa). De setembro de 2011 até junho de 2016, foi assessor da Presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento – BNDES (banco de fomento do Governo Federal do Brasil). Anteriormente, foi Diretor de Planejamento da Caixa SegurosSeguradora (atua nos ramos de seguros, previdência, consórcio e capitalização), de 2000 à 2002, e Diretor Presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo -– PRODESP (empresa de informática do Governo do Estado de São Paulo), em 1994. De 1992 à 1994, o Sr. Ernesto foi Secretário de Planejamento, Economia e Gestão no Governo do Estado de São Paulo.O Sr Ernesto também é Professor de Economia Internacional, Macroeconomia, Economia Brasileira e Finanças, Moedas e Bancos na FGV – Escola de Administração de Empresas de São Paulo, desde 1978.

Ian David Hill

O Sr. Ian David Hill, 65 anos, é formado em Economia e Administração Rural do Royal Berkshire College of Agriculture – Inglaterra, com certificação técnica em manejo e sanidade de bovinos; manejo de culturas e administração e manutenção de tratores e máquinas agrícolas pelo City and Guilds – Londres. Foi Presidente do Conselho de Administração da Usina Benalcool S/A Álcool e Açúcar (Bento de Abreu-SP) no período de 1992 à 2007. Foi Conselheiro da FUNDEPEC SP (Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Estado de São Paulo) de 1996 a 2003. Foi Diretor Secretário do Sindicato Rural Patronal de Valparaíso-SP, no período de 1993 à 1995. Foi Diretor Técnico da Associação Paulista de Criadores de Nelore no período de 1995 à 1998. Foi membro do Conselho de Administração da Usina de Etanol e Açúcar GASA – Guanabara Agroindustrial S/A, em Andradina-SP, no período de 1996 à 2000. Foi Presidente do Grupo Delta-G (Norte) no período 2000-2008. Atualmente é Conselheiro Genoa Biotecnologia S.A. (desde 2004), Diretor Executivo e membro do Conselho de Administração da empresa Da Mata S/A – Açúcar e Álcool em Valparaíso-SP (desde 2006), Diretor da câmara de pecuária na Sociedade Rural Brasileira (desde 2009), além de atuar na gestão administrativa direta da Agropecuária Jacarezinho LTDA. É Conselheiro da Nuffield Trust (Brasil) que fomenta pesquisa no exterior para jovens profissionais do agronegócio.

Márcia Aparecida Pascoal Marçal dos Santos

A Sra. Marçal dos Santos é membro do Conselho de Administração da Companhia. Ela acumula longa experiência na Marfrig, tendo sido responsável pela área financeira de 2000 a 2006 e pela equipe de auditoria interna de 2000 a 2006.

Rodrigo Marçal Filho

O Sr. Marçal Filho é membro do Conselho de Administração da Companhia. Teve vida profissional vinculada ao ramo de agronegócios tendo atuado como administrador de fazendas até seu ingresso na Companhia. Ingressou na Companhia em maio de 2000, onde foi responsável pela compra de gado até se tornar diretor de obras.

Alain Emilie Henry Martinet

O Sr. Alain Emile Henri Martinet é membro do Conselho de Administração da Companhia desde dezembro de 2009. O Sr. Alain Martinet, francês, atua há mais de 30 anos no setor de carnes, tendo sido gerente da área internacional do departamento de carnes da Louis Dreyfus Corporation USA (1978 a 1984). Foi gerente geral (1985 a 1991) e diretor comercial (1991 a 1992) do Frigorífico Rio – Platense. Atuou como diretor da SWIFT Argentina por cinco anos, desde 2001. Ingressou na Companhia em outubro de 2006, tendo já atuado como diretor responsável pelas operações na Argentina, das empresas “Tradings” e dos Estados Unidos da América do Grupo Marfrig.

David G. McDonald

O Sr. McDonald é membro do Conselho de Administração da Marfrig. Também é membro do Conselho de Administração do Grupo OSI. Ingressou no Conselho da Marfrig em 2008 após a companhia ter adquirido as operações do Grupo OSI na Europa e no Brasil. O Sr. McDonald graduou-se em Ciências Animais na Universidade do Estado de Iowa, em 1987, quando ingressou nas Indústrias do Grupo OSI, uma companhia multinacional de processamento de alimentos com mais de 70 instalações em 38 países (www.osigroup.com), como gerente de Projetos hoje exercendo o cargo de Presidente e Diretor de Operações.

Antonio Maciel Neto

Sr. Antonio dos Santos Maciel Neto é membro independente do Conselho de Administração da Companhia desde maio de 2007 e atualmente é empresário dos setores da pecuária, biotecnologia e educação executiva. Foi Presidente do Grupo CAOA de 2013 a 2017, da Suzano Papel e Celulose de 2006 a 2012, da Ford do Brasil e da América do Sul e também Vice Presidente Corporativo da Ford (1999 a maio de 2006). Atuou ainda na presidência do Grupo Itamarati (1997 a 1999) e da CECRISA – Revestimentos Cerâmicos (1993 a 1997). Entre 1990 e 1993, ocupou diversos cargos no Governo Federal, em Brasília, tendo exercido no Ministério da Economia as funções de Diretor Adjunto do Departamento de Indústria e Comércio e de Secretário Nacional de Economia Adjunto. Quando da criação do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, exerceu por oito meses a função de Secretário Executivo (Vice Ministro). Nesses três anos Maciel foi o coordenador técnico do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade – PBQP. Iniciou sua carreira profissional na Petrobrás em 1980, onde trabalhou durante 10 anos. Foi Conselheiro de diversas empresas, entre elas Archer Daniels Midland Company (ADM) e Suzano Papel e Celulose. Atualmente, é também Conselheiro da Execution - Agência de Propaganda. O Sr. Maciel Neto graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ em 1979.

O Sr. Maciel Neto não sofreu, nos últimos cinco anos qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Roberto Silva Waack

O Sr. Roberto Silva Waack é Diretor Presidente da Fundação Renova, entidade criada para gerir as atividades de reparação do rompimento da Barragem de Fundão (Mariana). Fundador, acionista, ex-CEO e subsequentemente presidente do Conselho de Administração da Amata S.A. (www.amatabrasil.com.br), empresa florestal com atuação em manejo e plantio de espécies nativas e exóticas. Longa experiência como executivo de empresas nacionais e multinacionais nas áreas farmacêutica e florestal, como diretor geral e concentração nas áreas de tecnologia, marketing e planejamento. Como empreendedor, engajamento direto em private placement e estabelecimento de estruturas de gestão e governança. Participação ativa em conselhos de organizações como Wisewood (plásticos reciclados), CHS Agroindustrial (trading de grãos), GRI – Global Reporting Initiative, FSC – Forest Stewardship Council, IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Instituto Ethos, Funbio – Fundo Brasileiro de Biodiversidade, ISE-Bovespa e WWF. Engajamento direto em movimentos ambientais e sociais desde a década de 80, sempre interagindo na interface entre o setor privado e ONGs. Biólogo (IB-USP) e Mestre em Administração de Empresas (FEA-USP). O Sr. Roberto fez parte dos seguintes órgãos: Amata S.A. (Presidente do Conselho 2013-2015); CHS Agronegócio Ltda. (Conselho Consultivo 2014-2016); IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (Conselheiro 2014-2016); GRI – Global Reporting Initiative  (Conselheiro 2010-2016); Instituto Ethos – (Conselheiro 2013-2016); WWF Brasil (Conselheiro e Presidente do Conselho 2014-2016); Instituto Ipê (Conselheiro 2012-2016); ISE BOVESPA (Conselho Consultivo 2014-2106); EPC/FGV – Enterprises for Climate Initiative (Advisory Board 2011-2016); RAM Rede Amigos da Amazônia (Conselho Consultivo 2008-2014); FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade  - (Conselheiro 2009-2014); FSC – Forest Stewardship Council – ( Conselheiro 2006-2012. Presidente do Conselho 2008 to 2010); Steering Committee of The Amazon Alternative – IDH The Sustainable Trade Initiative – Holland (2011-2014); ARES – Instituto para a Agricultura Sustentável (Presidente do Conselho 2007-2011); Global Campaign for Climate Action – Brazilian Section (Conselho Consultivo 2009-2010); Grupo Orsa Holding   (Conselheiro 2005 – 2006); CRIA – Centro de Referencia para informação Ambiental (Conselheiro 2005-2011); FSC – Forest Stewardship Council Brazilian Initiative (Conselheiro 2005 –2007); Ybios, joint venture da Orsa, Natura e Centroflora com atuação em P&D pra produtos derivados da biodiversidade (fundador e Conselheiro 2004 a 2006); Plantations Review Group at FSC – Forest Stewardship Council  (2004 - 2005);FIA/USP –Fundação Instituto de Administração da Faculdade de Administração e Economia da Universidade de São Paulo. (Conselheiro 2003 - 2006); PENSA Programa de Agribusiness da FEA-USP (Conselho Consultivo 2001 -2006).

O Sr. Roberto Silva Waack não sofreu, nos últimos cinco anos qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Herculano Aníbal Alves

O Sr. Herculano Aníbal Alves, 66 anos é Mestre em Finanças e Investimentos e Pós-graduação em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas e Economista pela PUC. Sua formação inclui ainda educação executiva em Risco, Compliance e Governança pela Risk University da KPMG. Qualificado como Gestor de Carteiras pela CVM e Certificação Profissional pela Anbima - CGA. Trabalhou no mercado financeiro, como diretor de investimentos, gestor de Renda Variável e analista de crédito: na BRAM - Bradesco Asset Management, no ABN AMRO, no Unibanco e Banco Bozzano Simonsen e na área administrativa e financeira na Empresa de Onibus Vila Carrão. Nos três primeiros, era membro dos Comitês de Crédito e de Investimentos e do mensal da BRAM com o Banco Bradesco. Conselheiro de Administração da Tim Brasil (2015 - atual) e da Marfrig Brasil Foods (2015 - nov16). Conselheiro fiscal da Cielo (2015 - atual), da Grendene (2015 - atual), do Grupo Fleury e da Ecorodovias (2018 – atual), da Gerdau (2017/18), do Fundo de Private Equity de Tecnologia da GP (2001- 05), do Fundo de Valor e Liquidez da Bradesco Templeton (1998 -01) e Suplente no Fundo de Private Equity da 2Bcapital (2013-jan19). Sócio da Araxá Investimentos de 2015/16 e da Barigui Gestão de Recursos de (nov/16 - atual). Membro do Comitê de Auditoria Estatutário da Tim Brasil, presidente do Comitê de Riscos e Especialista financeiro. Participa de diversas associações sendo Conselheiro do CAF - Comitê de Aquisições e Fusões (2015/18), do CSA - Conselho de Supervisão do Analista (2016 - atual), da AMEC - Associação dos Investidores do Mercado de Capitais (2011 - 16), Presidente do Comitê de Fundos de Ações da Anbima (2012 -16) e Conselheiro e Diretor Técnico da Abamec (atual Apimec 1988 - 92). Participação como palestrante em eventos da Apimec, do Investidor Profissional e do Info Money. Entrevistas para a Bloomberg TV e para os jornais: Valor, Estadão, Folha de São Paulo e o Globo, para revistas: Exame, Istoé Dinheiro e diversos sites.

O Sr. Herculano não sofreu, nos últimos cinco anos qualquer condenação (i) criminal, (ii) em processo administrativo da CVM ou (iii) transitada em julgado, na esfera judicial ou administrativa, que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de qualquer atividade profissional ou comercial.

Roberto Faldini

O Sr Roberto Faldini, 69 anos, é formado em administração de empresas pela EAESP – FGV (1972), com especialização em Gestão Avançada pela Fundação Dom Cabral e pelo INSEAD – Fontainebleau, França (1991), especialização em Empreendedorismo pela Babson College – Boston (2004) e especialização em Governança Corporativa – Corporate Governance Board Leadership – TOT (Training of Trainers) pela IFC e IBGC . Foi co-fundador do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (1995), entidade brasileira dedicada à promoção e a disseminação dos princípios da Governança Corporativa no Brasil e é membro associado do IBEF (Instituto Brasileiro dos Executivos Financeiros)  e do FBN - Family Business Network no Brasil. Foi diretor executivo, acionista e membro do Conselho de Administração da Metal Leve S.A. empresa produtora de autopeças, tendo ocupado o cargo de diretor financeiro e de relações com investidores de 1980 a 1992 e membro do Conselho de Administração de 1993 a 1996. Foi Presidente da CVM em 1992. Foi coordenador em São Paulo do Núcleo da Empresa Familiar – PDA, da Fundação Dom Cabral (2002 a 2007). No decorrer de sua carreira, foi Conselheiro independente nos Conselhos de Administração ou Consultivo de diversas sociedades, dentre elas: a) Bovespa – Bolsa de Valores de São Paulo; b) CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz S.A.; c) KlickNet S.A.; d) Inpar S.A. ; e) Sadia S.A./BRF S.A: f) Grupo Everest de Hotéis; g) EMIBRA Indústria de Embalagens Gráficas Ltda. É árbitro da Câmara de Arbitragem do Mercado – CAM da B3. Atualmente é membro do Conselho de Administração da: a) VULCABRAS|AZALEIA S.A. (desde 2011); b) Banco BMG S.A. (desde 2013); d) Metalúrgica Golin SA (Presidente do Conselho) desde abril 2016 ;e  e) Marfrig Global Foods desde dez 2016.

Diretoria Executiva

Conselho Fiscal

Comitês do Conselho